Seminário discute saúde e prevenção para grupos GLBT

Dr. Almir Santana (Foto: Edinah Mary/Arquivo Portal Infonet)

Como forma de preparação para a 11ª Parada LGBT, teve início nesta sexta-feira, 10, o Seminário ‘Saúde, Prevenção e Cidadania’. Realizado pela Associação Sergipana de Transgênero (ASTRA) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o evento prossegue até este sábado, 11, no Hotel Parque das Águas, na Orla da Atalaia. Durante a programação, serão realizadas palestras e grupos de discussão, que expõem temas como homofobia, saúde e educação.

No primeiro dia, o evento reuniu 40 representantes de grupos e associações de homossexuais e simpatizantes de todo o estado. O gerente do programa estadual de DST/Aids da SES, Almir Santana, fez um alerta a respeito do crescimento da Aids entre homossexuais em Sergipe. “Hoje se discute muito a homofobia, mas faço um pedido para que seja sempre incorporado o tema da prevenção. Nós estamos com um número alto de portadores do vírus HIV entre os homossexuais. Segundo o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR), são diagnosticados 30 novos casos de soropositivos por mês no estado. Recentemente, o Ministério da Saúde reuniu todos os coordenadores de programas de DSTs do Brasil e destacou a importância da prevenção. Portanto, eu quero que vocês reflitam sobre o assunto”, alertou Almir Santana.

Representante da associação ‘ASTRAES’ do município de Estância, Pérola Evangelista, contou que este é o quinto ano que a associação participa do seminário em Aracaju. “Hoje temos mais de cem pessoas cadastradas na nossa associação, entre homossexuais, lésbicas e simpatizantes. Esse número é possível graças ao trabalho que vem sendo feito pelos governos e também pela maior conscientização da sociedade. Além disso, esse momento é muito importante porque temos uma lição sobre a importância da prevenção”, comentou Pérola, que disse ainda que no dia 30 de setembro, será realizada a 5ª parada LGBT em Estância.

Preparação

Segundo o presidente do ‘Grupo GAY’ de Nossa Senhora do Socorro, Gibaldo Souza, o Seminário é importante como preparação para a Parada LGBT. “Todos os anos realizamos este seminário, até para esclarecer as discussões das ações que desejamos levar para o desfile do domingo. No ano passado, tivemos mais de 60 mil pessoas na Orla de Aracaju e, este ano, nosso foco é a prevenção da Aids. Temos confirmados cinco trios elétricos e a expectativa é de reunir mais de 80 mil pessoas”, afirmou.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais