PMA reduz vigilantes e empresas reclamam atraso

Pacientes retornaram sem atendimento na UPA Zona Sul

As unidades de saúde à saúde mantidas pela Prefeitura de Aracaju ficaram sem vigilantes nesta sexta-feira, 17. Os vigilantes, segundo informaram ao Portal Infonet, que receberam orientações de superiores hierárquicos para deixar os postos de trabalho, temporariamente, “até segunda ordem”.

Os vigilantes não querem ser identificados temendo represálias. Mas eles garantem que as orientações começaram a ser feitas, por volta das 8h da manhã desta sexta-feira, 17, por rádio e também nos postos de trabalho, para mobilizar aqueles que não possuem equipamentos de comunicação à distância. “A gente que não tem rádio, eles vieram pessoalmente. Mas como já era tarde, a gente só ficou na praça cerca de meia hora”, comentou um vigilante.

A situação foi regularizada, segundo alguns vigilantes ouvidos pelo Portal Infonet, por volta das 11h. As empresas não quiseram se pronunciar. Alguns negaram a mobilização para retirar os vigilantes dos postos de trabalho e mandou a secretária informar “que estava tudo normal”. Mas um empresário revelou que a Prefeitura de Aracaju está com o pagamento de vários contratos em atraso. “Aqui mesmo, tem quatro meses que a empresa não recebe nada”, comentou um empresário que não quer ser identificado por temer retaliação da PMA.

Entre os vigilantes, há o sentimento de insegurança quanto ao pagamento dos salários. Eles acreditam que o atraso do pagamento dos contratos poderá acarretar também atraso no pagamento dos salários.
Em nota enviada à redação do Portal Infonet, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) assume que houve redução no quantitativo de vigilantes, mas que a decisão teria sido tomada por iniciativa própria. “A medida faz parte de política de redução de custos da SMS”, informa a SMS na nota.

O Portal Infonet também tentou ouvir outros órgãos da prefeitura. A Secretaria Municipal de Comunicação se comprometeu a encaminhar uma posição da PMA quanto aos contratos, mas até o momento não se manifestou. O Portal permanece à disposição da Prefeitura de Aracaju para os esclarecimentos necessários, que podem ser encaminhados por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Sem médicos

O Portal Infonet visitou alguns postos de saúde na manhã desta sexta-feira, 17, conversou com vigilantes e encontrou um outro problema: pacientes sem atendimento por falta de clínicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco (Zona Sul), no Conjunto Augusto Franco.

O promotor de vendas Luiz Carlos Almeida chegou à unidade reclamando de dores na cabeça, na garganta e no ouvido. Na recepção, ele recebeu a informação, transmitida pela atendente, que havia apenas cirurgião e pediatra na unidade. “Não fui atendido aqui por falta de médico, vou para outro posto pra ver se consigo ser atendido”, disse o promotor, ao Portal Infonet.

O auxiliar geral Daniel Santos da Cruz acompanhou a irmã à unidade. A paciente estava visivelmente passando mal, reclamando de enjôo, dores fortes na altura do estômago e chorando bastante. “Disseram que não tinha médico e agora ela está aqui sem atendimento. Vou tentar atendimento no Nestor Piva [Zona Norte]”, desabafou Daniel, sem esconder a tristeza e desolamento.

Quanto à ausência de clínicos na UPA Zona Sul, a Secretaria Municipal de Saúde informou que regularmente há três clínicos, além de pediatras e cirurgiões na unidade. Mas na madrugada desta sexta-feira, dois clínicos comunicaram, por mensagem enviada via telefone celular, que não poderiam comparecer ao plantão e que a Secretaria Municipal de Saúde não teve condições de substituí-los em tempo hábil.

Como consequência, segundo a SMS, o atendimento ficou limitado aos casos de urgência e emergência porque a unidade funcionou com apenas um clínico geral. Ficando suspenso apenas o atendimento ambulatorial.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais