(Fotos: Portal Infonet) |
Um projeto-piloto a ser implantado no Estado de Sergipe pretende beneficiar moradores do município de Itabaianinha. Em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 24, no Instituto Federal de Sergipe (IFS/SE) ocorreu o debate sobre a implantação do projeto que contemplará os moradores de Itabaianinha com uma academia de ginástica e uma oficina de móveis adaptados.
Neste primeiro momento, o projeto está em fase de implementação, mas já há a possibilidade de que o projeto seja estendido para todo o país. De acordo com o coordenador geral de Acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sérgio Nascimento, as discussões sobre o projeto já foram iniciadas. “Mas precisamos discutir com os parceiros qual vai ser a participação de cada um. As informações que eu tenho é que são por volta de 150 pessoas com ananismo na região de Itabaianinha. Então, esse é o público primário que a gente pretende atender, mas tudo aquilo que a gente construir em Itabaianinha vai servir para orientar também as políticas públicas para as pessoas com ananismo em outros locais do Brasil”, garante Sérgio.
Moradora Maria da Hora diz que será um momento único |
O projeto contará com a parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC), Instituto Federal de Sergipe (IFS/SE) e Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE).
A verba destinada para o projeto está orçada em torno de R$ 450 mil reais, segundo informou o secretário da SEDHUC, Luiz Eduardo Oliva. “A verba já existe e a intenção é que dentro de um mês já se tenha os recursos liberados para que se possam fazer as licitações e ainda esse ano começar os trabalhos de construção e equipar o local”, explica Oliva.
Para a moradora do município de Itabaianinha, Maria da Hora da Cruz Nascimento, a implantação da academia no município será um momento único para toda a comunidade. “Vai ser um sonho realizado e beneficiará a saúde de todos nós. A gente já faz exercício em casa e com a academia vai melhorar muito, porque temos problemas nos ossos”, garante.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B