(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O estudante Vinícius Torres, de apenas oitoanos, responde rápido quando perguntado sobre o que mais gosta de comer:"Eu gosto de tomar refrigerante, tomar sorvete, eu gosto de comer hambúrguer, cachorro quente e salgadinho."
Apesar de saborosos, alimentos como refrigerante, sorvete e salgadinhos são ricos em sódio e fazem mal à saúde. De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, a recomendação de consumo máximo diário de sal é de menos de cinco gramas por pessoa.
Mas dados do IBGE revelam que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários, ou seja: o dobro do indicado pela OMS. A nutricionista do Ministério da Saúde, Roberta Azevedo, diz que o consumo em excesso de sódio pode provocar várias doenças e até câncer:
"O consumo de sódio em longo prazo pode gerar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais podendo causar até câncer de estômago também."
A nutricionista Roberta Azevedo conta também que uma boa maneira de diminuir o consumo de sódio na alimentação é usar temperos naturais na comida. "Evitar adicionar o sal na comida já pronta, trocar esses temperos e esses condimentos prontos e industrializados por temperos naturais como cebola, alho, cebolinha, ervas desidratadas também, evitar consumir grande quantidade de embutidos que são riscos em sódio também."
Para evitar doenças e oferecer produtos industrializados mais saudáveis, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação fizeram um acordo para reduzir o sódio em vários produtos como temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais.
Fonte: Ministério da Saúde
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B