(Foto: Ascom SMS) |
De 11 a 19 de setembro, cerca de 600 alunos matriculados na Escola Estadual Judite Oliveira, no Conjunto Orlando Dantas, recebem cuidados em saúde. Equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) levam avaliações oftalmológicas, nutricionais e clínicas para as crianças e adolescentes. Durante a ação, o PSE conta com a parceria da Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão e estagiários de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase/ Estácio).
Na manhã desta terça-feira, professores da escola estadual conferiram de perto a atuação das equipes.
Supervisionados por profissionais da saúde, os estagiários de Enfermagem fizeram a triagem de acuidade visual em crianças, por meio das técnicas do Projeto Olhar Brasil. O projeto é do governo federal e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino/aprendizagem, a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais em educandos matriculados na rede pública de ensino (1º ao 5º ano).
Para a professora e integrante do comitê pedagógico, Aline Alvez Carnaúba, a iniciativa da Prefeitura de Aracaju de levar cuidados em saúde por meio do PSE tem sido de grande beneficio para crianças de diversas comunidades da capital. “É frequente a visita do PSE aqui na escola, acredito que esse olhar ampliado sobre a saúde e educação é fundamental, pois leva cuidados preventivos e facilita o acesso aos serviços públicos de saúde”, afirma.
A professora orientadora da Fase, Auana Ilitch, acrescenta que após cada avaliação em saúde no PSE, caso haja necessidade, o aluno já sai com encaminhamento da consulta. “Todas as crianças passam por avaliação e o diagnóstico é comunicado aos pais e responsáveis”, explica.
Auana Ilitch acrescenta que a saúde é fundamental para o rendimento do aluno. “Em diversas situações, como por exemplo, dificuldade de enxergar, a necessidade do uso de óculos pode interferir rendimento escolar”, observa.
Estratégia
Este ano, o PSE segue atuando em 85 escolas da capital. A secretária municipal da Saúde, Stella Maris Moreira, destaca que com o PSE, a Saúde em parceria com a Educação conquista novos espaços para promoção da saúde e prevenção junto a jovens, crianças e adolescentes da capital. “Muitos problemas relacionados à saúde podem ser evitados ou amenizados com atendimento preventivo e tratamento precoce, além do alerta para adoção de hábitos saudáveis”, conclui.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B