(Foto: Ascom SMS) |
Na tarde da ultima terça-feira, dia 17, coordenadores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju realizaram uma série de palestras alusivas à Semana de Prevenção a Acidentes do Trabalho (SIPAT) do supermercado Bompreço. O encontro, ocorrido na filial do bairro São José, reuniu funcionários e diretores de diferentes setores da empresa.
Do evento, participaram representantes de vários programas da SMS. O Programa DST/Aids e Hepatites virais realizou palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). O Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem abordou sobre hipertensão e diabetes. Já a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (REAST) promoveu debate sobre o stress e as dificuldades da vida moderna.
O coordenador da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Bompreço, Fábio de Carvalho conta que há dois anos a SMS é parceira na SIPAT. Ele destaca a qualidade das palestras. "Foi muito bom, estou muito satisfeito. A sociedade não quer perder trabalhadores e nós não queremos perder colegas e amigos. Por isso, a nossa Sipat sempre conta com a ajuda da SMS", diz Fábio de Carvalho.
O atendente do setor têxtil Bompreço Davi Barreto, 48, afirma ter ficado surpreso com muitas informações. "Sempre achei que o açúcar provocasse diretamente o diabetes. Mas, foi explicado que o efeito dele no corpo é o aumento de peso, o que de fato contribui para o aparecimento do diabetes. As palestras foram muito interessantes e produtivas", afirma Davi Barreto.
Saúde do trabalhador
"Os temas abordados foram além do que acontece no ambiente de trabalho. Segurança não apenas a prevenção de acidentes: um trabalhador seguro deve estar saudável e com a vida pessoal equilibrada", diz Fábio de Carvalho.
A coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira lembra que o cuidado com o vírus HIV não deve ser esquecido. "O tratamento oferecido no Brasil é reconhecido mundialmente, por dar uma boa sobrevida aos portadores do HIV. Mas, o cuidado de prevenção deve ser constante. A camisinha e outros preservativos devem ser usados para prevenir o HIV e outras DST's", afirma Débora Oliveira. Na palestra, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e panfletos informativos.
A enfermeira Angela Santos palestrou representando o Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem. Ela afirma que a maior parte das mortes atualmente está relacionada a problemas do coração. "Hipertensão e diabetes são doenças que a princípio não manifestam sintomas e metade das pessoas que sofrem delas nem sabem. Para nós, é muito importante levar às informações até o trabalhador", diz Angela Santos.
Já a Rede de Saúde do Trabalhador foi representada pela fisioterapeuta Luciana Gusmão. Ela explica que prepara o material a ser apresentado a partir da demanda de cada local. "É importante que todos os trabalhadores tenham informações sobre as doenças ocupacionais e os serviços que a nossa rede oferta", afirma Luciana Gusmão.
Fonte: Ascom SMS/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B