Dia Internacional do Idoso serve de alerta em Aracaju

Idosos participam da Quinzena do Idoso (Foto: SMS)

Com o tema ‘A melhor idade’ está sendo realizada a Quinzena do Idoso na unidade de saúde da família Manoel de Souza Perreira, no bairro Sol Nascente. O número de registro de mortes idosos por quedas vem  crescendo, por isso alguns cuidados são necessários para evitar acidentes e prolongar a vida.

Durante palestra na manhã desta segunda-feira, 1º, em comemoração ao Dia do Idoso o tema discutido foi ‘Direitos e Conquistas do Idoso’. A assistente social, Neire Costa, destaca que é importante o idoso ter conhecimento dos direitos. “O estatuto do idoso está em funcionamento desde 2003 é uma das grandes conquistas,  pois garante os direitos fundamentais a vida, saúde e educação”, explica.

Um dos direitos garantidos ao idoso é a gratuidade no transporte público e privado, 50% em atividades em eventos e a preferencial no atendimento de serviços.

A assistente social, Neire Costa

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que existe cerca de 13,5 milhões de idosos, o que corresponde a 80% da população. Segundo a assistente social, apesar dos dados,

o envelhecimento não pode ser visto como problema. “Envelhecer não é fácil em uma sociedade se valoriza muito a beleza e juventude, e como consequência ignoram a velhice. Saber respeitar o idoso é também respeitar o amanhã que nos aguarda”, ressalta Neire.

De acordo com a assistente social, apesar das conquistas o idoso ainda enfrenta muitos obstàculos. " Envelhecer é uma aventura, pois o idoso precisar lidar com muitos obstáculos, a exemplo de ruas e calçadas emburacadas, dificuldade de travessia no trânsito e outros direitos que não estão sendo respeitados", diz.

Cuidados

Além da discussão dos direitos do idoso e cuidados o evento trata do aumento do número de mortes por quedas. A visão comprometida, alterações na postura por causa da atrofia muscular e dificuldades nos reflexos são as causas apontadas para as quedas. A enfermeira Marta Araújo explica que alguns cuidados precisam ser tomados em casa. “Por causa da perda muscular o idoso acaba perdendo a resistência e caindo, por isso a importância de evitar pisos escorregadios, tapetes e objetos pela casa para evitar acidentes”, orienta.

A enfermeira ainda ressalta a necessidade dos familiares colocarem corrimão pela casa, principalmente no banheiro, que serve como meio de sustentação. Outra recomendação é um ambiente iluminado à noite para servir como referência e evitar acidentes. A enfermeira recomenda a prática de uma atividade física. “ É importante que o idoso faça uma atividade física para fortalecer os músculos. Os mais recomendados são caminhada, hidromassagem e musculação”, recomenda Marta.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais