Servidores protestam contra privatização (Fotos: Portal Infonet) |
Atos nacionais estão sendo realizados para protestar contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que foi criada para administrar os hospitais universitários. Na manhã desta quarta-feira, 3, sindicatos de várias categorias estão reunidos em frente ao Hospital Universitário (HU) para alertar quanto aos danos que causará ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a educação pública.
A EBSERH foi criada pela lei n° 12.550/2011 para administrar os hospitais universitários do Brasil, mas só será implantada nos hospitais, caso seja aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU). Para a presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintufs), Edijanária Barbosa, a privatização trará grandes prejuízos ao atendimento da população que disputará com os planos de saúde pelo atendimento.
“Hoje o hospital é 100% público, mas com a implantação da empresa haverá duas portas de entrada, e os usuários do SUS serão prejudicados. Teremos aumento de filas, não haverá garantia de atendimento de qualidade nem garantia de que essas pessoas serão atendidas”, alerta Edijanária.
Presidente do Sintufs alerta para consequências de privatização |
Ainda segundo a presidente do Sinfus, os hospitais que não aderirem à empresa sofrerão cortes no repasse das verbas. Além disso, não haverá mais concursos públicos para contratação de profissionais.
Pesquisa
A implantação da EBSERH também é apresentada como uma ameaça para a pesquisa e projetos de extensão da UFS. “ O professor e estudante vão ter que se enquadrar nas novas normas. “ A pesquisa médica será prejudicada, pois haverá um limite para pesquisa. Além disso, o profissional irá cumprir metas de atendimento, a qualidade e a humanização serão deixadas de lado, pois há metas a serem cumpridas”, explica a presidente Associação dos Docentes da UFS (Adufs), Bracilene Santos de Araújo.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B