Rotina traz benefícios e agrada a garotada

Rotina traz benefícios e agrada garotada (Fotos: Portal Infonet)

A rotina pode-se mostrar uma grande aliada dos pais quando o assunto é a educação das crianças. Mas será que esta nova geração, marcada pela grande presença das tecnologias e pela correria do dia a dia, gosta mesmo de ter um dia repleto de obrigações? Para obter essas e outras respostas, o Portal Infonet conversou com diversas crianças que estiveram presentes no evento ‘Cantando na Biblioteca’, realizado na Aglaé Fontes de Alencar.

Extrovertida, Ana Beatriz Sousa, 8, parece não ter problemas na hora de lidar com tantas atividades. “Estudo pela manhã, à tarde faço banca e depois vou fazer caminhada ou andar de patins. Mas já conversei com minha mãe e contei que também quero fazer inglês ou natação”, conta.

Já Samuel Rodrigues, 8 anos, tem uma semana recheada de esportes. “Além da escola, faço judô, futebol e teatro. Gosto de tudo, mas prefiro o futebol, acho mais interessante”, revela.

Ana Beatriz Sousa não tem problemas para lidar com as atividades

Laura Cavalcante, 9, que estuda e faz aulas de ballet duas vezes por semana, quer mais atividades. “Vi na TV algumas pessoas jogando tênis, então fiquei com vontade de fazer também”, justifica.

Benefícios

A psicóloga Andréia Chagas explica que o estabelecimento da rotina faz com a criança crie disciplina. “Ela vai conhecer os limites, perceber o que pode ou não pode fazer e criar uma certa auto-disciplina”, comenta.

Ainda de acordo com Andréia Chagas, a rotina pode trazer benefícios para a vida toda. “É como se fosse uma aprendizagem. A rotina vai condicionar a mente da criança e ela vai aprendendo a se comportar. Então se você já tem uma rotina, isso vai te favorece na vida adulta”, comenta.

Samuel Rodriques tem uma semana recheada de esportes

Apesar dos benefícios, a psicóloga alerta para os cuidados que devem ser tomados. “Os pais precisam se atentar para o significado que essas atividades estão tendo para a criança. Tem que perceber se a atividade é prazerosa ou se as crianças estão lidando bem com isso. É importante que os pais tenham cuidado para que meninos e meninas não assumam uma rotina com responsabilidade de adulto”, destaca.

Por Verlane Estácio e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais