Serviço oferece atendimento psicológico gratuito

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

Atendimentos psicológico e psicoterápico, aconselhamento psicológico e orientação vocacional estão sendo oferecidos gratuitamente à população sergipana pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) implantado pela Faculdade Estácio FASE.  Criado com o objetivo de ajudar a promover a qualidade de vida das pessoas, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no bairro São José.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) possui 4 consultórios, onde são feitos  atendimentos de adultos, jovens e crianças acompanhadas dos pais e orientação vocacional. A equipe é formada por quatro psicólogos e 34 estagiários. “Nosso objetivo é, a partir dos conhecimentos da psicologia, melhorar a qualidade de vida do ser humano. Quem estiver passando por dificuldades emocionais pode procurar o serviço. Após a inscrição, será agendada a triagem e, identificada a necessidade, a consulta será encaminhada”, explica a psicóloga e o coordenadora do SPA, Ana Paula Silva Chaves.

Qualquer pessoa pode precisar de um atendimento psicológico em algum momento da vida. O que não significa ter problemas mentais. A perda de um ente querido, de emprego, o fim de uma relação e as pressões do dia-a-dia, próprias do mundo urbano e moderno, podem desencadear uma série de problemas emocionais que serão mais bem entendidos e solucionados com a intervenção de um psicólogo. Quando não tratadas, essas dificuldades emocionais podem desencadear transtornos mentais como depressão; síndrome do pânico; anorexia; sofrimentos psíquicos; distúrbios do sono e doenças como hipertensão e gastrite.

No passado, a consulta a um psicólogo era algo que causava constrangimento. “Hoje esse preconceito vem diminuindo, ainda que de maneira lenta, e as pessoas já entendem um pouco mais sobre o trabalho do psicólogo, que atua muitas vezes de forma integrada a outras áreas como medicina, nutrição e pedagogia” esclarece a psicóloga Ana Paula Silva Chaves.

Alunos do último ano do curso de Psicologia da Estácio FASE participam da equipe de atendimento. O estágio é supervisionado e acompanhado de reuniões semanais com professores do curso. “Esta é uma oportunidade de colocarmos em prática o que aprendemos na faculdade e com o acompanhamento de nossos professores”, avalia a estudante de Psicologia Rogéria da Glória Santana.

“Vivemos uma rotina tão atribulada que, se não refletimos mais sobre nossas escolhas, a vida nos leva como rolo compressor. E aí é que podem surgir os problemas emocionais e doenças. É gratificante poder ajudar as pessoas nessas reflexões”, explica Cristiana Almeida, aluna do 9º período de Psicologia da Faculdade Estácio FASE, que também participa da equipe de atendimento.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) funciona na Rua Riachuelo, 1201, bairro São José. O atendimento é totalmente gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3221 5351, das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.
BOX

Quando procurar um psicólogo

Quando as dificuldades emocionais causam sofrimento por um período continuado
Queda acentuada na auto-estima
Queda na produtividade do trabalho em função de problemas emocionais
Problemas de aprendizagem
Estresse em nível elevado
Suspeita de depressão
Isolamento freqüente
Alterações de comportamento com agressividade exagerada
Orientação vocacional – dificuldade na escolha da profissão a seguir
Problemas de relacionamento interpessoal
Incapacidade para lidar com mudanças

* o aparecimento de um ou mais desses sintomas não determina a necessidade de um tratamento psicológico.  A avaliação e diagnóstico devem ser feitas por profissional especializado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais