Audiência discute passe livre para os renais crônicos (Foto: Portal Infonet) |
Os pacientes renais crônicos terão passa livre nos transportes públicos em Aracaju. Em audiência no Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta sexta-feira, 19, a concessão do passe foi discutida com representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe (Arcrese).
Desde 2005, a Arcrese vem lutando pela concessão do passe livre. Segundo o presidente Edjúnior Vieira Da Silva, o estado possui hoje cerca de 900 pacientes em hemodiálise. “A locomoção é a principal dificuldade destes pacientes, que precisam se deslocar para realizar o tratamento. Durante esses anos enfrentamos muitas burocracias para consegui este passe livre”, afirma.
Quantos aos pacientes que tiveram as solicitações indeferidas, a SMTT informou em audiência que os pedidos foram recusados, pois o atestado médico não tinha o CID da deficiência proveniente do problema renal. A SMTT ainda informou que os pacientes encaminhem o relatório médico contendo as informações sobre todas as sequelas decorrentes do problema renal.
A promotora Berenice Andrade de Melo, da promotoria do Cidadão especializada em defesa do idoso, solicitou que o presidente da Acrese procurasse a direção das clínicas para solucionar o problema dos laudos médicos. No prazo de 30 dias a Acrese deve solicitar das clínicas que os relatórios médicos sejam expedidos com CID de renal crônico e o CID da sequela adquirida pela doença.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B