Consumidores são orientados pela Vigilância Sanitária

Consumidores de uma rede supermercados foram orientados para o consumo correto dos alimentos (Fotos: Portal Infonet)

Consumidores de uma rede de supermercados de Aracaju foram orientados quanto à ingestão correta dos alimentos e os riscos do consumo de itens que ainda contenham resíduos de agrotóxicos. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, 30, e foi promovida pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A gerente de alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), Rosana Barreto, explica que a ideia de promover uma ação educativa surgiu a partir índices insatisfatórios apontados por resultados de um programa do governo Federal que analisa o resíduo de agrotóxico nos alimentos.

“Resolvemos fazer um trabalho de conscientização com os consumidores a partir da prevenção, mostrando para eles os riscos do consumo de produtos com agrotóxicos. A longo prazo esses causam no organismo dores de cabeça e até alergias. No caso do produtor rural que não realiza práticas agrícolas corretas, existe até o risco do câncer por conta do uso abusivo de agrotóxicos”, esclarece.

Empresário Carlos Machado diz que ação educativa também deve ocorrer em feiras livres

Para o empresário Carlos Holanda, que constantemente frequenta o supermercado, a ação é de suma importância. “É a primeira que vez que vejo um trabalho junto aos consumidores. Isso é ideal não só para nós, mas também para os produtores rurais e até os feirantes, pois a maioria deles não tem acesso à informação”, avalia.

Os consumidores também receberam diversas cartilhas informativas e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os técnicos da Divisa. Satisfeito após a pequena conversa com os agentes da vigilância, o jardineiro José Carlos Machado conta o que aprendeu. “É ruim quando o alimento tem muitos agrotóxicos. Aqui no Brasil, a gente vê muito isso e é até bom saber dos riscos, por que às vezes ficamos doentes por causa de uma alimentação inadequada”, opina.

Consumidores receberam cartilhas educativas

Ação

Com o tema 'Alimento seguro é garantia de vida saudável', a ação pretende percorrer diversos supermercados da capital e do interior do Estado. O foco é o consumo do agrotóxico e o evento é uma continução do trabalho que teve início no supermercado do shopping Riomar.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais