136 equipes devem ser preparadas (Foto: Ascom SMS) |
Reforçar as ações de prevenção e o controle do diabetes e da hipertensão arterial é um dos compromissos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju. Neste dia primeiro de novembro, médicos e enfermeiros das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) da capital sergipana participaram de uma capacitação sobre o tema.
Da ação estratégica, a SMS objetiva preparar 136 equipes do PSF, atualizando conhecimento dos profissionais da Saúde e informando os serviços disponíveis para tratamento da hipertensão e diabetes no município.
As capacitações são promovidas por meio do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem. Os encontros devem durar cinco semanas e acontecem nos turnos da manhã e tarde no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) do bairro Ponto Novo com carga horária de 16 horas.
Conforme dados da SMS, hoje, cerca de 42 mil pessoas hipertensas e 13 mil diabéticos são acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. O coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, Fabrício Almeida, desataca que no município os cuidados para os usuários diabéticos ou hipertensos vão além da distribuição de medicamento.
“O cidadão além de ter acesso a medicamentos e insumos como insulina, tiras, seringas e aparelhos de glicosímetro também tem o apoio de serviços de educação em saúde chamados de grupos de convivência”, afirma o coordenador.
Fabrício Almeida explica que nos grupos de convivência, usuários diabéticos ou hipertensos recebem estimulo para hábitos benéficos para o controle das enfermidades. Nisso, é destacado a necessidade de alimentação mais leve e saudável, rotinas de exercícios físicos e o monitoramento das doenças junto ao serviço público de saúde.
Tratamento e serviços
A PMA oferta tratamento de hipertensão e diabetes em todas as 43 Unidades de Saúde da Família da capital. Há ainda serviços especializados como os ambulatórios de Cardiologia, Endocrinologia e de Tratamento Feridas e Pé Diabético. Os três serviços especializados ficam situados no Centro de Especialidades Medicas, Cemar do bairro Siqueira Campos.
A referência técnica do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da Prefeitura de Aracaju, Clarissa Franco acrescenta que tão importante quanto à prevenção é o diagnóstico precoce das enfermidades.
“Tanto a hipertensão como o diabetes são consideradas doenças silenciosos de risco principalmente entre pessoas com mais de 40 anos de idade. Para o diagnóstico precoce a SMS disponibiliza o monitoramento da pressão arterial e a testes rápidos de glicemia nas 43 unidades de saúde”, informa.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B