Hospital registrou aumento de atendimentos (Foto: Ascom SES) |
A ampliação das escalas médicas de plantão, com a inclusão, principalmente, de um terceiro clínico geral, por dia, para os casos de urgência e emergência, levou o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, a registrar um novo recorde no número de procedimentos e pacientes atendidos em outubro.
De acordo com o relatório de produção da unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), no mês passado o Hospital realizou 13.805 atendimentos de urgência e emergência, entre procedimentos clínicos e de enfermagem em geral, consultas especializadas em ortopedia, pediatria, tratamentos clínicos em traumas ortopédicos e administração de medicamentos, dentre outros.
Este total representou um crescimento de 50,3% em comparação a setembro, quando foram realizados 9.182 atendimentos. De acordo com o relatório, o número de pacientes atendidos (5.783) registrou aumento de 7,5% em comparação ao mês anterior e foi o maior também desde o funcionamento do HRL, em julho de 2010.
Os números são reflexos diretos das medidas gerenciais adotadas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da FHS, para ampliar e qualificar os serviços prestados à população, como a regularização e ampliação das escalas de plantão, em especial nas áreas de clínica médica, pediatria e ortopedia.
"Somente neste ano, desde o mês de agosto, já realizamos cerca de 110 procedimentos. Até cirurgias de fraturas expostas já estão sendo realizadas em Lagarto, evitando o encaminhamento exclusivo ao Huse. Isso é um grande avanço", destaca o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.
Tempo-resposta
Segundo o superintendente do Hospital Regional de Lagarto, enfermeiro Oldegar Alves Júnior, "o reforço nas escalas de plantão vem otimizando ainda mais os processos de acolhimento e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistidos no HRL. Com a escala de três clínicos gerais, por dia, de domingo a domingo, conseguimos diminuir o tempo-resposta, tanto das avaliações quanto nas reavaliações dos pacientes que chegam a nossa porta, tornando o atendimento mais dinâmico e humanizado, explicou. Além da clínica médica, desde setembro, também praticamente foram regularizadas as escalas nas áreas de ortopedia e pediatria".
Além do crescimento no número de procedimentos de urgência e emergência e de pacientes atendidos em outubro, houve avanço, também na resolutividade do HRL, sem prejuízos à qualidade do atendimento ao usuário. "Com a melhor organização da porta de entrada (acolhimento, classificação de risco e consulta especializada) de nosso pronto-atendimento, melhoramos a resolutividade do hospital, desde a admissão do paciente à sua internação e alta", ressaltou Oldegar.
Essa melhor resolutividade se traduz em benefícios diretos para os usuários do SUS assistidos pelo Hospital Regional de Lagarto, principalmente na redução do tempo de permanência na urgência e agilidade na realização de exames complementares, medicação e internações. O relatório gerencial revela, por exemplo, que do total de pacientes atendidos em outubro, o tempo médio de espera entre a chegada do usuário e a classificação do risco, para cerca de 2 mil usuários, foi de no máximo 30 minutos.
Foi o que aconteceu nesta sexta-feira, 9, por exemplo, com o vigilante Charles da Mota Souza, 25. Natural de Lagarto, ele chegou por volta das 11h15 ao Hospital Regional de Lagarto, queixando-se de dores de garganta e de cabeça, além de apresentar um leve quadro febril.
"Não pensei que fosse tão rápido assim para ser encaminhado ao médico", disse o vigilante que, 17 minutos após ser feita a ficha de atendimento de urgência na recepção, foi assistido pela enfermagem na Classificação de Risco do HRL e, logo depois, encaminhado para a consulta com o clínico geral de plantão.
Fonte: Ascom SES
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