O teste rápido para HIV e Sífilis traz o resultado em poucos minutos (Foto: Ascom SMS) |
1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids e ações para o diagnóstico precoce e prevenção da doença já estão sendo postas em prática em Aracaju. Em novembro e dezembro a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais reforça o movimento de luta e prevenção contra a Aids com a oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, palestras, panfletagens na Passarela do Caranguejo, encontros e seminários para debates com a população.
No último domingo, 25, testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C no Sest/Senat abriram a campanha. A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, informa que as ações visam detectar novos casos na capital sergipana e principalmente conscientizar a população para prevenção do vírus.
“Todos somos parceiros na luta contra o HIV. Aracaju une forças com os demais municípios sergipanos e estados brasileiros na campanha do Governo Federal cujo o tema é 'Faça o teste da Aids. Não fique na dúvida, fique sabendo', acrescenta Stella Maris.
Segundo a secretária de Saúde, a capital sergipana tem avançado com conquistas significativas como o plano de ampliação do testes rápidos para HIV e Sífilis para o público de gestantes e seus parceiros durante o pré-natal. Hoje estamos implantando os testes em 14 das 43 Unidades de Saúde.
“Agora convocamos todos a comparecerem nas atividades do Dia Mundial de Luta Contra Aids. Se envolvam com essa causa nobre e não deixem de fazer o teste”, explica Stella Maris. Nos próximos dias 27 de novembro (terça-feira), 5 e 11 de dezembro da próxima semana testes rápidos para HIV, sífilis estarão disponíveis, respectivamente, nas Unidade de Saúde da Família (USF) Onézimo Pinto no bairro Jardim Centenário, USF Carlos Hardmann no bairro Soledade e na sede da Emsurb, situada na av. Beira Mar.
Vivendo com HIV
O coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, reforça que o Dia Mundial de Luta Contra Aids é um momento de suma importância e uma oportunidade de salvar vidas, diagnosticando precocemente o HIV. Estima-se que no Brasil existam 600.000 pessoas portadoras do HIV/Aids. A capital sergipana, lidera o número de casos de HIV e Aids no Estado, este ano, até o mês de outubro 245 novos casos foram diagnosticados.
“Primeiro de dezembro marcará como um dia de esclarecimento fundamental sobre a Aids. São momentos de mobilização da opinião pública onde reafirmamos a importância do sexo seguro, do uso do preservativo na relação sexual e alertamos, principalmente, que pessoas sexualmente ativas devem ter o preservativo como principal forma de se prevenir e procurar o CTA sempre que mantiver uma relação sexual sem proteção e buscar ajuda nos serviços públicos de saúde, solicitando os exames de rotina para as DST”, afirma Andrey.
Tratamento
Andrey Lemos esclarece ainda que o HIV não é motivo para pânico nem sinônimo de fim da vida. Segundo ele, as equipes da Saúde estão reforçando que o HIV é um vírus que ainda não tem cura, mas acima de tudo existem tratamentos eficazes que garantem a saúde e uma boa qualidade de vida com longevidade ao portador do vírus.
“Quando diagnosticado cedo e tratado, um cidadão soropositivo pode levar uma vida normal, viver anos, se sentir bem, ter vida social, concretizar sonhos, ter alegria, realizações e principalmente seguir cuidando bem da própria saúde. Por isso é tão importante prevenir e o teste para HIV”, garante Andrey Lemos.
Faça o teste
O teste rápido para HIV e Sífilis traz o resultado em poucos minutos. Além dos pontos estratégicos da campanha já citados acima, a PMA mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, disponível para todos os cidadãos que desejam fazer o teste. Para acessar o serviço é necessário apenas ter em mãos o numero do Cartão SUS e um documento de identificação como CPF ou RG.
Confira a Programação:
25/11 – 8 às 12h – Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Sest/SEenat;
27/11 – 8 às 12h – Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na USF Onézimo Pinto;
28/11 – 8 às 17h – Encontro Sobre o Enfrentamento da Feminização da Epidemia do HIV/Aids;
29/11 – 14 às 17h – Programa Geração Sem Aids na Emef José Conrado de Araújo;
1/12 – 20 às 22h – Panfletagem na Passarela do Caranguejo;
5/12 – 8 às 12h – Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na USF Carlos Hardmann; 14 às 17h – Programa Geração Sem Aids na Emef Oviedo Teixeira;
7/12 – 8 às 17h – Stand informativo no Aniversário do Caps Primavera;
11/12 – 8 às 12h – Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na Emsurb.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B