Drag queen participou de ação (Foto: Ascom SMS) |
Nesta quita-feira, 29, mais de 500 estudantes na zona Norte de Aracaju participaram de uma tarde de debates sobre HIV, Sífilis e Hepatites B e C e formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Com a atividade, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) soma forças pelo 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra Aids.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviedo Teixeira, no bairro José Conrado, recebeu a palestra do Programa Geração Sem Aids. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Com a presença animada da artista e drag queen Kharolyne Prínscipal, foi promovido um debate esclarecedor com técnicos do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Programa Saúde da Mulher e Coordenação de Promoção de Saúde (COPS) da SMS. Da ação, adolescentes interagiram tirando dúvidas com os profissionais da Saúde e recebendo prêmios comemorativos como caderneta do adolescente, capas de cadernos comemorativas da luta contra Aids, agendas e panfletos informativos com mensagens de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e uso da camisinha.
O coordenador do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos reforça que o bate papo com a juventude é uma ação fundamental. “Assim formamos cidadãos esclarecidos e conscientes do risco real que é uma relação sexual desprotegida e as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Acima de tudo, estimulamos os jovens a enfrentar o tabu e os preconceitos. Hoje, muitas das DSTS tem cura e tratamento. A Aids embora não tenha cura, tem tratamento e não a motivo para pânico ou preconceito, a pesssoa deve se amar e cuidar da saúde”, explicou
Testes Rápidos
Durante os debates, os técnicos da SMS esclareceram que a PMA mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7 às 17h, disponível para todos os cidadãos que desejam fazer o teste. Para acessar o serviço é apenas necessário ter em mãos o numero do Cartão SUS e um documento de identificação como CPF ou RG. Lá são disponibilizados testes para HIV, sífilis e hepatites B e .
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B