(Foto: Ascom SES) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) realizaram testes rápidos de HIV e Sífilis na Praça General Valadão, Centro de Aracaju, na manhã desta quinta-feira, 6.
Essa foi mais uma ação do Dia Mundial de Combate à AIDS, lembrado em 1º de dezembro. Os testes foram realizados na Unidade Móvel "Fique Sabendo". Também houve panfletagem no calçadão e distribuição de mais de cinco mil preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.
Enquanto os testes e a unidade móvel eram preparados para receber a população, técnicos da gerência estadual DST/AIDS já conversavam com as pessoas que se aglomeravam no local onde o pequeno ônibus estava estacionado.
De acordo com o gerente do programa estadual DST/AIDS, Almir Santana, a iniciativa de levar o exame até a população atrai as pessoas. "As pessoas que estão no comércio ou de passagem percebem que é o exame da AIDS e querem fazê-lo. Elas veem outras pessoas fazendo o teste rápido e se sentem motivadas", afirmou.
Teste rápido
O resultado do teste rápido sai entre 20 e 30 minutos após a coleta de uma gota de sangue das pontas dos dedos. "Na Unidade Móvel "Fique Sabendo" temos salas de aconselhamento, onde a pessoa recebe o resultado dos exames. Se o teste da AIDS der positivo, o paciente é encaminhado para Cemar Siqueira Campos e lá ele fará exames complementares. Se o teste rápido da Sífilis der positivo, o paciente será encaminhado para a unidade básica de saúde mais próxima da residência dele para tratamento", explicou Almir Santana.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B