Sindimed entrega dossiê da saúde em audiência no MPF

Documento reúne denúncias e ações desde 2008 (Fotos: Portal Infonet)

Representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) se dirigiram à sede do Ministério Público Federal (MPF) na tarde desta quarta-feira, 3, para a entrega de um dossiê reunindo o que a classe considera como os principais problemas da saúde no Estado e no município de Aracaju. O documento foi recebido em audiência pelo procurador-chefe Sílvio Roberto de Oliveira Amorim Júnior.

De acordo com o presidente do Sindicato, João Augusto Alves, o dossiê é fruto de um levantamento iniciado no ano de 2008. “Fizemos um apanhado jornalístico, de denúncias médicas e ações jurídicas já definidas e não cumpridas. Já que a instância estadual não surte efeito, nosso intento é levar ao MPF e demais órgãos de fiscalização esse dossiê para que o pedido de intervenção seja avaliado”, afirma.

Ainda segundo o presidente, a reivindicação do sindicato é melhorar o ambiente da assistência. “Nós não estamos trazendo nenhuma pauta salarial, por que nosso objetivo principal aqui é mudar a asituação caótica da estrutura da saúde no Estado. Aqui estão apenas alguns casos, mas existe muito mais, poor que todo dia é uma denúncia diferente. O recente caso da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é uma prova disso, e inclusive está no dossiê”, diz.

Saúde terceirizada

João Augusto assina resumo de reivindicações contidas no dossiê

O Sindimed questiona ainda a terceirização da gerência da saúde no Estado através da ação das três Fundações Hospitalares: Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

Em fragmento de nota fornecida ao Portal Infonet, o Sindicato expõe: “ocorre que nos últimos quatro anos, após a terceirização da saúde no Estado de Sergipe através da criação das três Fundações Hospitalares para gerir a Saúde, a situação da saúde pública em Sergipe piorou consideravelmente. Vale frisar, que a sociedade civil à época manifestou-se de forma contrária a implantação da criação das Fundações e realizou inúmeras manifestações para barrar o projeto de privatização da Saúde Estadual”.

Fundações

O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação das Fundações, que afirmou não ter conhecimento sobre a entrega do Dossiê. A assessoria ainda comprometeu-se a apurar a informação e levantar maiores detalhes. Em novas tentativas, o Portal Infonet não obteve sucesso no intento de reatar o contato. Continuamos a disposição através dos contatos (79) 2106 8000 e jornalismo@infonet.com.br

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais