Curso abre espaço para discussão sobre o SUS (Foto: Portal Infonet) |
O auditório da Escola Judicial do Estado de Saúde (EJUSE) recebeu na tarde desta segunda-feira, 13, o curso “Judicialização da Saúde: Um Debate sobre o SUS e a Integralidade”. O evento reuniu profissionais do campo do Direito, que participaram da palestra ministrada pela professora e doutora em Saúde Lenir Santos. O curso é promovido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), em parceria com a EJUSE.
Durante o evento, a palestrante detalhou a idéia de integralidade e discutiu o conceito de forma abrangente. “A integralidade da atenção à saúde é um conjunto de ações e serviços articulados e contínuos. O atendimento não inclui apenas medidas curativas, mas também procedimentos preventivos de diversos níveis de complexidade”, salienta.
Lenir destacou ainda o processo de geração de conhecimento e financiamento nos serviço de saúde. “Este processo deve ser feito não só pelo executivo, mas em parceria Estado-Cidadão. É uma ação de sistematização que tem como fim atender às necessidades da população. Neste sentido, entra a visão de Mercado, para o qual todo cidadão é potencialmente um consumidor dos serviços de saúde”, diz.
Lenir Santos: parceria Estado-Cidadão |
Para a palestrante, um dos parâmetros a se considerar para a definição de um investimento em saúde são os custos em planos de saúde. “Quanto custam as despesas em planos de saúde, excetuando-se a margem de lucratividade? Isto deve ser observado, além de comparações entre os sistemas internacionais e o nacional. Assim, se percebe que o financiamento é escasso em relação às demandas”, expõe.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B