Profissionais relatam problemas no Fernando Franco (Foto: Portal Infonet) |
Devido aos problemas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, conhecida como UPA Zona Sul, o Ministério Público Estadual (MPE) moverá mais uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Município de Aracaju. A Ação tem como objetivo, garantir que os problemas relatados por profissionais, na UPA, sejam resolvidos. Um relatório elaborado pelos médicos e enfermeiros mostra que os problemas põem em risco a vida dos pacientes. O documento aponta falhas de atendimento à pacientes em estado crítico, ausência de leitos para pacientes já estabilizados na unidade e falhas na remoção dos mesmos.
Os problemas com a estrutura do local, como falta de leitos, ar-condicionado quebrado e falta de medicamentos foram relatados pelos profissionais em uma audiência ocorrida no último dia 9 de maio. Os problemas, no entanto, não foram resolvidos e durante nova audiência ocorrida na manhã esta quarta-feira, 15, os médicos e enfermeiros informaram que os problemas relacionados a não disponibilização de leitos críticos e não críticos pelo Município permanecem.
Além desses, os profissionais relataram ainda, que não existe o serviço de ultrassonografia no Fernando Franco e que há muita dificuldade no laboratório para a realização dos exames, aumentando o tempo resposta para o resultado, já que há apenas um profissional que colhe o material e o analisa tanto em casos adultos, como os pediátricos, dentre outros problemas.
A promotora de justiça, Euza Missano, explicou que está havendo pelo município uma redefinição da identidade jurídica das unidades Fernando Franco e Nestor Piva. “Essas unidades têm que manter o paciente por 24 horas, estabilizá-lo. Além disso, tem que estar à disposição dos pacientes, leitos de retaguarda com leitos críticos e não críticos. Todos os profissionais informam a dificuldade de definição dessas vagas”, diz.
A reportagem do Portal Infonet tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da SMS, mas não obteve êxito. Continuamos à disposição pelo email jornalismo@infonet.com.br e pelo telefone (79) 2106 8000.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B