(Foto: Ascom SES) |
Desde que foi implantada pela gerência do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade móvel “Fique Sabendo” tem sido um importante instrumento para a detecção precoce da Sífilis e do HIV em Sergipe. Com apenas quatro meses de atividade, a unidade já realizou 2.236 testes rápidos e detectou 57 casos positivos.
Entre os meses de dezembro a abril, foram realizados 1.118 testes de Sífilis e 1.118 de HIV. Dentre os resultados, sete foram positivos para o HIV e 46 para a sífilis. “A unidade móvel tem atraído bastante a população e contribuído para o diagnóstico dos casos. Quando estacionamos, tanto na capital quanto no interior, não estamos apenas realizando o teste, mas também alertando sobre a necessidade de prevenção”, disse a referência técnica da SES, Joana Darc.
Além de chegar onde há concentração de pessoas, outro atrativo do teste é o tempo de espera pelo resultado, que é inferior a 30 minutos. Em caso de resultado positivo, o usuário do serviço realiza uma nova coleta para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Em seguida, o cidadão recebe todas as orientações e encaminhamentos para dar início do tratamento.
“Em cada ação que se realiza, a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistente social, bioquímico e administrativo. Essa equipe é responsável por avaliar o risco do HIV e Sífilis no usuário, realizar a coleta da gota de sangue e promover o aconselhamento pós-teste. Já atuamos nos grandes centros, em feiras livres e até em empresas”, reforça Joana Darc. Reconhecimento A iniciativa da SES, através da gerência do Programa de DST/AIDS, em adaptar um ônibus para levar gratuitamente o Teste Rápido de AIDS, Sífilis e Hepatites Virais até à população foi reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS) como uma experiência positiva e de grande impacto, durante um seminário ocorrido no último mês de março, em Brasília.
No evento, o diretor do Departamento DST/AIDS e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, declarou que a implantação da Unidade Móvel “Fique Sabendo” em Sergipe foi uma antecipação positiva de uma ação prevista pelo órgão do Governo Federal. “O ônibus de Sergipe é inovador e ajudou o Governo nas discussões para aquisição de mais veículos e que sejam automotrizes. Sergipe fará parte do grupo que orientará os técnicos ministeriais na aquisição dos novos veículos. Inicialmente serão produzidas 40 unidades móveis para realização do Teste Rápido nos locais onde ocorrerão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e, futuramente, serão utilizadas para mobilização nos locais de difícil acesso”.
O gerente do programa DST/AIDS da SES, Almir Santana, ficou emocionado com as palavras do representante do MS. “Fico muito feliz em poder ajudar no enfrentamento à epidemia da AIDS no meu país. O reconhecimento do Departamento Nacional me motiva a continuar na luta”, disse.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B