Seminário sobre o Benefício de Prestação Continuada

(Foto: Ilustrativa)

Será realizado dia 28 de maio, terça-feira, o Seminário “Benefício de Assistência Social – Aspectos técnicos e jurídicos do BPC/Loas à pessoa com deficiência e ao idoso”. O evento será realizado das 8 às 13 horas no auditório da OAB/SE, localizado na Caixa de Assistência do Advogado (CAA), travessa Martinho Garcez, 71 – Centro (antiga sede da OAB/SE). As inscrições já estão abertas e só poderão ser efetuadas pelo site da Justiça Federal.

O seminário é promovido pela Escola da Advocacia Geral da União em Sergipe (EAGU), Tribunal Regional do Trabalho, INSS, Justiça Federal, OAB/SE e Conselho Regional de Serviço Social. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Ao final, será emitido certificado de participação pela EAGU.

O BPC/Loas foi eleito como tema a ser abordado nesse seminário por sua relevância enquanto um importante instrumento de redistribuição de renda e de justiça social. “Esse programa de assistência social tem como objetivo assegurar um salário mínimo de renda mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família", explica o procurador Célio Cruz, chefe da Procuradoria Federal em Sergipe e coordenador estadual da EAGU.

Na programação constam as palestras “A Política de Assistência Social no Brasil para a Pessoa com Deficiência e a Pessoa Idosa”, que será proferida pela assistente social Evânia Severino, do INSS em Fortaleza; “Avaliação de Incapacidade da Pessoa com Deficiência”, por Ayse Viana, médica perita do INSS em Aracaju; “Aspectos Jurídicos do Processo do Reconhecimento do Direito ao BPC/LOAS”, com a palestrante Elisa Silva, procuradora federal e coordenadora de Gerenciamento dos Juizados Especiais Federais da PFE-INSS em Brasília.

Também será feita uma exposição da pesquisa: “Um Estudo do Serviço Social do INSS em Sergipe Sobre o Perfil e a Realidade Social dos Requerentes do BPC/LOAS para a Pessoa com Deficiência”, com o painelista Júlio Lopes, assistente Social do INSS em Aracaju. Logo depois das palestras e do painel serão realizados debates, inclusive com a participação de Jane Rocha, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Manuel Durval Andrade Neto, presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção à Pessoa Idoso.

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais