|
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Teve início nesta segunda-feira, dia 1º de julho, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A campanha segue até dia 31 de julho e a expectativa da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) é que 1,1 milhão de bovinos e 700 bubalinos sejam vacinados.
A campanha integra o calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a região Nordeste. A vacinação custa R$ 1,40 e pode ser adquirido pelo pecuarista em casas agropecuária do próprio município.
De acordo com a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezem, “Após adquirir a vacina, o pecuarista deve fazer a vacinação e com a nota fiscal declarar em qualquer Emdagro que for de melhor acesso”, diz.
Salete Dezem ainda acrescenta que Sergipe continua livre de febre aftosa. “Temos estatuto como livre de febre aftosa. Cumprimos todas as ações, temos relatório que são enviados e acredito que continuaremos livres da febre aftosa”, conta.
Já a segunda etapa da vacinação ocorre de 01 a 30 de novembro. Neste período, apenas animais de até 24 meses serão vacinados.
Descumprimento
Aquele pecuarista que não realizar a vacinação, além de multa, ficará sujeito a sanções. “Além de mula, o pecuarista vai ter todas as sanções. Não vai poder pegar empréstimo para adquirir rações, comercializar animais e está sujeito a pagar R$ 4 reais por cada animal não vacinado”, explica Dezem.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B