UTI pediátrica do Santa Isabel permanece sem atendimento

UTI pediátrico do Santa Isabel continua fechada (Fotos: Portal Infonet)

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da pediatria do Hospital Santa Isabel continua sem dar assistência às crianças que necessitam de atendimento. De acordo com informações do Sindicato dos Médicos de Sergipe (SINDIMED) afirmam que leitos estão prontos, mas a falta de verba inviabiliza o funcionamento da UTI.

Para a pediatra e representante do SINDIMED, Glória Tereza, os leitos foram criados a partir da luta do sindicato. “Conseguimos viabilizar a instalação dos leitos por meio de um acordo com o Ministério Público do Estado (MPE) e o Governo do Estado. Contudo, o governo não concretizou a contratualização de prestação de serviços”, garante.

“Como oferecer os serviços sem a concretização dos contratos?”, indaga Glória Tereza. Segundo ela, só mediante os pagamentos dos contratos é que as UTI podem começar a funcionar. Além disso, ela ressalta que a demanda por leitos pediátricos fica reprimida com o não funcionamento da UTI do Santa Isabel.

De acordo com o diretor administrativo do Hospital Santa Isabel, Douglas Rosendo, o motivo do fechamento está no escasso recurso passado pela Prefeitura Municipal de Aracaju ao hospital. “O valor que a prefeitura repassa ao hospital não dá nem para cobrir os custos”, disse.

SES

Segundo a coordenadora da Rede Hospitalar e de Urgência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Guimarães, 20 outros leitos contratados pela Fundação Hospitalar de Saúde, sendo 10 de UTI Neonatal e 10 de Unidade Intermediária, na Maternidade Santa Isabel, seguem em pleno funcionamento, o que dá suporte a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que é referência no estado de Sergipe no atendimento materno-infantil de alto risco. Ademais, as informações da (SES) é que a responsabilidade da UTI do Santa Isabel é da prefeitura de Aracaju.

SMS

A assessoria da secretária de Saúde de Aracaju apresenta que os custos da UTI não cabem somente à Prefeitura. “Quem gerencia o Santa Isabel é o Estado e não o município. As verbas que passamos ao Santa Isabel correspondem aos serviços prestados ao município. Não cabe somente ao município arcar com os custos dos serviços”, rebate.

Por Geilson Gomes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais