Greve na saúde pode prejudicar vacinação contra gripe

A vacina já chegou aos postos de saúde Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou em todo o país nesta terça-feira, 22, já encontra dificuldades na capital sergipana. Isso porque em alguns postos de Aracaju, a aplicação da vacina está prejudicada em virtude da falta dos auxiliares de enfermagem, que estão em greve há mais de 60 dias.

Na Unidade de Saúde da Família Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral, a procura pela vacina começou desde cedo, segundo relatos da enfermeira Dayse Rocha. No local, a expectativa é que 1500 crianças e 700 idosos sejam vacinados. “Estamos com o mesmo problema de outras unidades, que é a falta de auxiliares para aplicar a vacina. As pessoas aqui da região sempre procuram pela vacinação”, explica.

Quem foi até a Unidade de Saúde da Família do Porto Dantas, zona norte de Aracaju, também não tomou a vacina. “Aqui as vacinas já chegaram. Mas com essa greve, não há quem aplique”, relatou uma funcionária que preferiu não se identificar.

Nesta unidade, faltam profissionais para aplicar a vacina

A vacinação na Unidade de Saúde Sinhazinha, localizada na avenida Hermes Fontes, está ocorrendo, mas graças a uma escala que remanejou enfermeiros para a vacinação. “Tivemos que suspender outras atividades para fazer a vacinação, pois aqui também estamos com o problema da falta de auxiliares de enfermagem”, diz a diretora da unidade, Dayane Gois, ao ressaltar que nas primeiras horas da manhã a procura pela vacina costuma ser mais intensa.

Sorte para o aposentado Giorgio Dangieri, 60, que todos os anos vai até o local para tomar a vacina. "Sempre estou acompanhando as campanhas e todos os anos venho tomar a vacina. É simples e rápido", diz.

Saúde

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as vacinas, que chegaram na última quarta-feira, 16, ainda estão sendo distribuídas nos postos de saúde da capital. Com a greve dos auxiliares de enfermagem, a SMS fará um levantamento para que seja disponibilizado um determinado quantitativo de profissionais para serem redistribuídos entre as regiões. No dia D, que será no sábado, 26, haverá uma convocação dos profissionais e a SMS espera atingir um bom índice de vacinação. Ainda segundo a assessoria, 79 auxiliares estão trabalhando, 151 estão em greve e 31 em licença ou férias, números que deixam a população em desassistência.

O aposentado Giorgio Dangieri, 60, procurou o posto para tomar a vacina

No Sinhazinha, profissionais suspenderam algumas atividades para atender a demanda da vacinação

Categoria

Segundo o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a categoria permanece na tentativa de negociação com o prefeito João Alves Filho. “Desde o ano passado, entregamos uma pauta com as nossas reivindicações. A preocupação dos profissionais de saúde é grande, mas a prefeitura não convidou o sindicato para negociar. Estamos em greve há mais de 60 dias e nem ao menos fomos chamados para uma conversa”, afirma. O cumprimento à convocação dos profissionais para o Dia Nacional de Mobilização será discutido em assembleia na próxima sexta-feira, 25.

Campanha

A campanha acontece até o dia 9 de maio. Para este ano, a faixa etária de crianças a serem vacinadas foi ampliada: passou de seis meses a dois anos para de seis meses a cinco anos. Os demais públicos prioritários permanecem os mesmos: maiores de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Em Sergipe, segundo dados do Ministério da Saúde,  foram disponibilizadas 492,900 doses e a meta é vacinar 456.389 pessoas. Para chamar a atenção do público e reforçar o apelo à vacinação, o Ministério da Saúde estabeleceu o dia 26 de abril como o Dia Nacional de Mobilização, quando, excepcionalmente nesta data, os postos estarão funcionando das 8h às 17h.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais