Maternidade abre inscrições para projeto de voluntariado

(Foto: MNSL)

Até o dia 30 de julho, mulheres interessadas em se dedicar ao cuidado da gestante no trabalho de parto, podem se inscrever no Projeto Doulas – Amigas do Parto. O projeto é pioneiro e desenvolvido pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) com apoio da Fundação Hospitalar de Saúde busca incentivar o trabalho voluntário baseado no suporte afetivo, físico e emocional às gestantes.

As voluntárias inscritas participarão de um processo seletivo para identificar o perfil e o preparo emocional da candidata com relação a algumas situações – como lidar com o parto e o ambiente hospitalar. As classificadas farão um curso de 30 horas, com certificado para atuar na maternidade.

“Esse conjunto de ações vai fortalecer a humanização do atendimento obstétrico no Estado, colocando a mulher no centro do protagonismo, fazendo do parto um ato de cidadania”, acrescenta o superintendente da MNSL, Luís Eduardo Correia.
Segundo Silvia Andrade dos Anjos, psicóloga e coordenadora do curso preparatório para ser uma doula na MNSL, a assistência física e emocional baseia-se na figura de uma presença amiga, que vai dar apoio à gestante através de massagens relaxantes, explicações sobre o que está acontecendo durante o trabalho de parto e outra ações que irão propiciar um momento de maior conforto materno.

“A doula vai poder orientar a gestante quanto às posições que aliviam e aumentam as dores do parto, como também facilitar a comunicação entre a equipe médica e a familiar, estimulando o melhor enfrentamento das sensações comuns ao momento do parto”, explica Silvia dos Anjos.

O curso será desenvolvido através de três focos: o auxílio no momento do parto, com o apoio físico e emocional; o trabalho de acolhimento pós-parto, levando informações sobre o bebê e fazendo a ponte entre família e puérpera; e o trabalho educativo da doula em relação ao aleitamento materno.

A palavra Doula tem origem grega e significa “mulher que serve”. As inscrições para o projeto podem ser feitas no Núcleo de Educação Permanente (NEP) na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com Gleiziene Lírio ou pelo telefone (79) 3225.8659. O curso será realizado de 07 de agosto até o dia 30 de  outubro de 2014.

Fonte: MNSL

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais