Serão 300 testes para identificar a hepatite B e C (Fotos: Portal Infonet) |
Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado hoje, 28 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando, na Praça General Valadão, no Centro, testes para a detecção da doença. Serão 150 testes para identificar a hepatite B e outros 150 para a hepatite C.
Para Mariselma Teixeira, coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, a programação da SES para este dia, que foi instituído pela Organização mundial de Saúde, é importante para dar maior visibilidade à problemática da doença. “É preciso falar sobre a hepatite, pois é uma doença silenciosa, que mexe com aspectos importantes da vida, como o sexual”, afirma.
Existem cinco tipos de hepatite causados por vírus: A, B, C, D e E. Em Sergipe, há registro somente das hepatites A, B e C. Somente este ano, já foram confirmados 74 casos da doença, sendo 33 do tipo B – o mais incidente –, 24 do tipo A e 11 do tipo C.
A hepatite A é transmitida via fecal/oral, quando contamina água e alimentos. As dos tipos B e C são passadas por transmissão sanguínea ou sexual. As hepatites D e E ocorrem comumente na região amazônica e na África, respectivamente.
Mariselma Teixeira "É preciso falar sobre a hepatite, pois é uma doença silenciosa" |
Para identificar a doença, é preciso ficar atento. Fezes embranquecidas, urina escurecida; pele e olhos com icterícia, fadiga, náuseas e mal estar podem indicar que o indivíduo está com o vírus. Por isso, é tão importante alguns cuidados simples, como o uso de preservativo na relação sexual e a esterilização de certos materiais, como alicates de unha, barbeador, seringas e agulhas.
A realização dos testes acontece até às 16h de hoje. Segundo Mariselma, quem for identificado com a doença será orientado no local por uma equipe de aconselhamento, formada por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, e encaminhado para fazer o teste sorológico. O tratamento será feito de acordo com o caso do paciente.
Atualmente, todas as unidades de saúde de Sergipe dispõem da vacina contra a hepatite B. A partir da segunda metade de agosto, haverá também vacinação contra a hepatite do tipo A.
Conscientização
No dia 4 de agosto, próxima segunda-feira, será realizado o 4º Encontro de Tatuadores, Body Piercings e Donos de salões de beleza. O evento abordará a prevenção das hepatites. O objetivo é discutir o assunto e os cuidados necessários que esses profissionais devem ter.
O encontro acontecerá no Auditório Antônio Vieira, no Bairro Siqueira Campos, às 13h. Na ocasião, também será distribuída vacina contra hepatite B.
Por Julie Braga
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B