Maternidade inicia curso de formação para Doulas

Curso tem duração de 30 horas (Foto: FHS)

Os sentimentos de solidariedade e de cuidado com o próximo marcaram a primeira aula do curso preparatório para formação das Doulas – mulheres cuidadoras no trabalho de parto, que teve início na tarde desta quinta-feira, no auditório da maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), com objetivo de melhorar os indicadores assistenciais e os níveis de satisfação das usuárias.

A experiência com Doulas possibilitou o aumento da qualidade no parto, além de oferecer grande contribuição para a humanização do atendimento. Neste ano, cerca de 140 mulheres se inscreveram para participar do programa que faz parte da política de humanização do parto e nascimento implantada na MNSL e somente 37 foram selecionadas.

Mãe de quatro filhos, sendo dois humanizados, Adriana Santos é uma das trinta e sete selecionadas para participar da primeira turma do Projeto Doulas – Amigas do parto, que é pioneiro no Estado e único no país em uma maternidade de alto risco.

“Sempre busquei saber sobre doulas no Espírito Santo e quando vim morar aqui, depois de dois anos, fiquei sabendo através da internet do curso das Doulas na Maternidade e consegui ser selecionada. Estou feliz por poder aprender e ajudar pessoas por passar um momento tão especial que é a gestação. Espero acrescentar neste grupo”, conta Adriana animada.

Para a psicóloga e coordenadora do curso na MNSL, Silvia dos Anjos, a ação das doulas na maternidade vai proporcionar uma série de indicadores positivos. “A cada nova turma é uma alegria encontrar com tantas mulheres com desejo de ajudar. Nesse primeiro dia de capacitação a turma já se mostra bastante comprometida, participando de todas as atividades, contribuindo com muitas histórias de vidas”, avalia Silvia dos Anjos.

Já para a supervisora de uma terceirizada na MNSL, Carol Carmelo, ser voluntária numa maternidade de alto risco é realizar sonhos, ajudar e servir. “Estamos aqui para servir, transmitir segurança, paz e amor num momento tão especial na vida de toda mulher. Doando as outras pessoas todo o amor e carinho que existe dentro dos nossos corações”, relata Carol Carmelo.

A assistente social da MNSL, Sandra Almeida, faz parte da equipe que compõe o projeto  conta as atividades. “As doulas aprendem como auxiliar no momento do parto, dando o apoio físico e emocional, outra atividade é o trabalho de acolhimento pós-parto, levando informações sobre o bebê e a terceira atividade é o trabalho educativo da doulas em relação ao aleitamento materno”, ressaltou Sandra Almeida.

Preparo

O curso com duração de 30 horas tem uma programação que vai desde jogos interativos, filmes, trocas de experiências, dinâmicas e aulas teóricas, até visitas guiadas pelos coordenadores do projeto e aulas práticas sendo ministradas por profissionais da MNSL.

Serão três meses de aulas que acontecerão todas as quintas-feiras das 13h às 18h, no auditório da MNSL, que abordaram desde fluxos e rotinas de cada ala na maternidade, cuidados com gestação de alto risco até as ações das doulas nos acompanhamentos de pré-parto, parto e pós-parto numa maternidade de alto risco.
Durante toda o curso, as futuras doulas conhecerão os fluxos de Enfermagem no Centro Obstétrico, o papel do Serviço Social e da Psicologia, como lidar com a amamentação no pré-natal e sala de parto, o que é o método Canguru, a gravidez de alto risco, o trabalho das doulas e o parto humanizado. Após esse período, as participantes receberão um certificado que vai garantir a prática voluntária dentro da MNSL e passará para o estágio nas unidades da instituição por 1 ano e meio.

Doula é uma pessoa habilitada a trazer informações e apoio, funcionando como elo entre a equipe de atendimento e a mulher no ambiente hospitalar. O projeto é uma parceria do setor de psicologia e  assistência social com o Núcleo de Educação Permanente da MNSL e foi implantado em 2010 formando a primeira turma em 2011. A partir deste período abre formação de novas doulas todo o ano com seleção para 30 voluntárias.

Fonte: FHS
    

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais