![]() |
(Foto: Ascom SES) |
Iniciou esta semana a capacitação dos novos Agentes de Combate às Endemias e motoristas de Ultra Baixo Volume (UBV), o carro fumacê. Ao todo, estão sendo qualificados 22 profissionais, sendo dois supervisores de campo, cinco motoristas de UBV e 15 Agentes aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) em 2014, para compor o quadro da Brigada Estadual Itinerante.
Até sexta-feira, 5, eles passarão pela qualificação teórica que fará a abordagem sobre os temas fundamentais para o combate à Dengue, a exemplo de como detectar, tratar e eliminar os focos da doença, além da importância da utilização dos equipamentos de segurança e a melhor forma de realizar a abordagem à população.
“A Brigada Estadual Itinerante atua como a tropa de elite no combate à Dengue, reforçando a atuação dos Agentes de Combate às Endemias nos 75 municípios sergipanos”, aponta Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Ao final da capacitação, os profissionais receberão todo o equipamento necessário para a execução do trabalho. “Com a qualificação dessa turma, a Brigada passa a contar com a atuação de 47 agentes e 21 motoristas. Os novos profissionais que se somarão à equipe já iniciarão suas atividades a partir da próxima segunda-feira, 8”, informa José Bastos, coordenador interino de Prevenção e Promoção à Saúde da Funesa.
De janeiro a agosto de 2014, a Brigada Itinerante já visitou os municípios de Divina Pastora, Capela, São Domingos, Pedrinhas, Carira, Itabaiana, Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Itaporanga, Salgado, Pinhão, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, Rosário do Catete, Maruim e Siriri. A equipe visitou 63.362 imóveis. No período, foram destruídos 84.962 focos da doença e 16.926 criadouros receberam a aplicação de larvicida. Este ano, 94 escolas já receberam a visita dos profissionais que palestraram para 17.897 alunos.
“A minha maior expectativa é poder contribuir para esse trabalho, que exige muita responsabilidade na orientação da população e na execução de ações com foco na promoção e prevenção à saúde”, conta o ACE, André de Souza.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B