Sergipe não tem casos registrados de Zyka Vírus

Zyka Vírus também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: arquivo Agência Brasil)

O estado de Sergipe ainda não tem registros da Febre Zyka, segundo informações da coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá. O vírus cuja circulação no país é alvo de investigação do Ministério da Saúde, tem sintomas parecidos com a dengue e a febre chikungunya e também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A suspeita é de que o Zyka Vírus seja o principal responsável pelos casos de virose no nordeste.

Sidney Sá revela que Sergipe também não tem registros de febre chikungunya e que todos os casos registrados até hoje são, comprovadamente, de dengue. “Todos os casos em Sergipe são dengue. Isso foi confirmado através de sorologia, ou seja, por diagnósticos em laboratório”, explica.

A coordenadora de Endemias explica ainda que a semelhança entre os sintomas do Zyka Vírus e dengue leva às pessoas a confundirem as doenças. “São doenças transmitidas pelo mesmo mosquito e com sintomas parecidos. Como são doenças viróticas, os sintomas iniciais são parecidos, mas o Zyka Vírus não é tão letal, sendo caracterizado por febre e aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo”, detalha.

Sidney destaca que Sergipe não está livre da doença e, por isso, orienta para que a população reforce os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e procure uma unidade de saúde em caso de sentir algum sintoma. “Principalmente, cuidados no sentido de procurar um médico, pois ele é que vai direcionar o paciente”, alerta.

Zyka Vírus

A circulação no Zyka Vírus no país começou a ser investigado a partir de casos registrados, principalmente na Bahia, onde pacientes apresentaram sintomas que não possibilitaram um diagnóstico específico. A suspeita é de que o vírus tenha chegado ao Estado durante a Copa do Mundo e outros eventos de repercussão internacional, quando foram recebidas pessoas de diversos locais da Ásia e África, regiões onde a doença é comum.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais