Gripe influenza: SE não atinge meta de vacinação

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Estado de Sergipe ainda não atingiu a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde. Até agora, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), somente 33,22% da população alvo foi imunizada. A meta estipulada é de 80% da população, número que represente aproximadamente 326.900 pessoas. A campanha teve início no dia 4 de maio e segue até a próxima sexta-feira, 22.

A gerente do Programa Estadual de Imunização da SES, Sândala Oliveira, este é o momento de intensificação da campanha. “A população deve procurar um dos 350 postos de vacinação instalados no Estado. Os pais não podem deixar de levar os filhos e as pessoas com dificuldade de locomoção podem solicitar que a dose seja aplicada em casa pelos profissionais da Atenção Básica. A vacina contra a gripe protege contra as complicações relacionadas a doença, inclusive podendo evitar internações hospitalares", destaca.

Aracaju

Em Aracaju, a situação também é preocupante. Somente 23,43% do público alvo [26.434 pessoas] foram vacinadas contra a gripe Influenza. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulina Gomes, explica que a demora se deve ao fato de que alguns grupos prioritários tem uma certa resistência cultural em aderir a vacina, enquanto outros acabam deixando para fazer imunização de última hora.

A coordenadora destaca que as pessoas não devem deixar de tomar a vacina. “É importante não deixar de tomar a vacina, porque já estamos entrando em um período chuvoso, época que as síndromes gripais são mais comuns e os vírus se disseminam muito rápido. A vacina tem diminuis os riscos de complicações caso a pessoa venha a ter a gripo influenza”, ressalta.

Outros municípios

Entre os 75 municípios sergipanos, até o momento somente Telha atingiu a meta mínima com 81,54% de cobertura. Os outros nove municípios que mais vacinaram foram: Cristinápolis (72,94%), Rosário do Catete (72,65%), Siriri (69,39%), Santa Rosa de Lima (67,87%), Brejo Grande (66,20%), São Francisco (63,17%), Pedrinhas (62,63%), Japaratuba (58,62%) e Canindé do São Francisco (58,20%).

Público alvo

O público alvo da campanha são pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, puérperas no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, gestantes em qualquer idade gestacional, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, que receberão a vacina mediante a prescrição médica.

Com informações da SES e SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais