Planos de saúde: Odontoprev tem venda suspensa pela ANS

Os 87 planos de saúde foram suspensos (Foto: Arquivo Infonet)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista com o nome dos 87 planos de saúde de 22 operadoras, cuja venda será suspensa a partir da próxima quarta-feira, dia 20. A suspensão ocorre devido às operadoras não cumprirem os prazos máximos de atendimento e por outras queixas, a exemplo de negativa de cobertura obrigatória. Entre os planos está a Odontoprev S.A que possui atendimento em Sergipe.

A lista é resultante do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, sendo que de 19 de dezembro de 2014 a 18 de março de 2015, a ANS recebeu 21.294 reclamações de beneficiários de planos de saúde.

Os planos de saúde com contratação suspensa atendem a aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários. Segundo a ANS, as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. Atualmente existem no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

As operadoras que negaram indevidamente a cobertura, podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

Plano

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Odontoprev em Aracaju. Diante da suspensão da comercialização de alguns de seus planos de saúde odontológicos anunciada nesta data pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a OdontoPrev informa que:

"Recebeu com surpresa a comunicação da suspensão de comercialização de 17 dentre os 387 planos de saúde odontológicos ativos que compõem seu portfólio. A metodologia empregada considera exclusivamente o número de NIPs (Notificação de Intermediação Preliminar) de âmbito assistencial no trimestre monitorado. Foram apuradas 30 NIPs em uma base da OdontoPrev de 6,3 milhões de beneficiários, portanto, 1 NIP para cada 210 mil beneficiários.

A Companhia reconhece e apoia o trabalho desenvolvido pela ANS. No entanto, em relação à suspensão de planos, tem compartilhado dos questionamentos institucionais quanto à metodologia implantada pela Agência. Principalmente em relação aos atuais critérios de medição, os quais podem produzir desvios estatísticos relevantes, distorcendo a avaliação de qualidade pretendida, problema já apontado anteriormente pela FENASAÚDE – Federação Nacional de Saúde Suplementar, entidade da qual a Odontoprev faz parte.

Desde sua fundação, em 1987, a empresa sempre teve como missão ser referência em saúde bucal, na qualidade do atendimento prestado aos seus clientes, e em sua política de governança corporativa. Por essa razão, tornou-se líder do segmento de planos de assistência odontológica no País, possuindo, atualmente, mais de 6,3 milhões de beneficiários. A própria ANS tem reconhecido a qualidade dos processos e atuação da OdontoPrev, que obteve nos últimos três anos a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) entre as operadoras de planos odontológicos com mais de 100 mil vidas, divulgado em sua versão mais recente, em 25 de novembro de 2014.

A Companhia também esclarece que a medida anunciada pela ANS não resulta em qualquer prejuízo no atendimento aos beneficiários dos planos suspensos, bem como não ocorrerão alterações nas cláusulas do contrato ora vigente. A OdontoPrev reafirma a sua política de priorizar a qualidade na prestação de seus serviços. Por essa razão, a Companhia adotará as medidas necessárias para preservação dos interesses de seus clientes e de sua atuação.

Sobre a OdontoPrev

A OdontoPrev é a líder em planos odontológicos no mercado brasileiro, com mais de 6,3 milhões de beneficiários. A rede credenciada de cirurgiões dentistas da OdontoPrev é altamente especializada, com aproximadamente 25 mil profissionais. A Companhia é listada no Novo Mercado da BM&FBovespa desde 2006, onde cada ação representa 1 voto, com prática de distribuição trimestral integral de resultados a acionistas, de 34 países".

*A matéria foi alterada às 11h59 do dia 20 de maio para acréscimo da nota da odontoprev  

Por Aisla Vasconcelos com informações da ANS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais