Pacientes do Cirurgia estão sem quimioterapia há um mês

Pacientes do Cirurgia dizem que quimioterapia está interrompida (Foto: arquivo Portal Infonet)

Pacientes que necessitam do serviço de quimioterapia no Hospital de Cirurgia denunciam que estão há mais de um mês com o tratamento interrompido. Aqueles que dependem deste tipo de medicação dizem que o caso é ainda mais grave, pois não há previsão para que situação volte ao normal, o que dificulta o tratamento oncológico.

Aline Souza, que é coordenadora do Grupo Mulheres de Peito, entidade que luta em defesa das mulheres com câncer de mama, conta que os pacientes da quimioterapia do Hospital de Cirurgia procuraram a entidade em busca de apoio. Foi após este contato, que o Mulheres de Peito, buscou informações junto à unidade hospitalar, que teria alegado problema no repasse de recursos.

“Fomos informados sobre a situação e há oito dias, entramos em contato com o Hospital que informou um atraso no repasse de recursos. Nos falaram que já estavam providenciando para fazer o repasse e liberar a medicação na Onco Cirurgia. Se passaram alguns dias e a situação é a mesma”, comenta.

Marcianília Barreto, que é trabalhadora rural, conhece de perto a situação. Desde o mês de janeiro ela acompanha a sua mãe, de 57 anos, no tratamento para um câncer de pulmão. “Minha mãe começou o tratamento em janeiro. Ela realizou três sessões. O serviço parou 40 dias, mas voltou ao normal e ela fez mais sete sessões. Depois disso, o tratamento parou de novo e há cinco semanas ela aguarda para continuar o tratamento que é de 18 sessões. Nós nos sentimos impotentes. Não podemos pagar pelo tratamento e ficamos esperando por pessoas que não estão nem aí, pois se elas passarem por isso ou tiverem um parente nessa situação, elas buscar tratamento lá fora”, conta.

Ainda de acordo com a Marcianília, os pacientes foram informados de que não há previsão para o retorno da quimioterapia. “A médica que atende a minha mãe disse que um problema no repasse de recursos impede que o hospital compre medicação”, lamenta.

Hospital de Cirurgia

O Portal Infonet entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Hospital de Cirurgia, que se comprometeu a enviar esclarecimentos acerca desta situação na manhã desta sexta-feira, 22. O Portal Infonet continua acompanhando o caso e permanece disponível através do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais