Usuários na bronca com falta de atendimento em Caps

Usuários na porta do Caps na manhã desta segunda-feira,12  (Foto: Shalom/ cedida para o Portal Infonet)

Na manhã desta segunda-feira, 12, quem procurou o atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado no Rosa Maria, em São Cristóvão, ficou na bronca. De acordo com usuários e parentes, o problema da falta de médicos e medicamentos no local é constante. O caos na saúde mental do município já foi mostrado pelo Portal Infonet.

“Estamos abandonados aqui, sou parente de um usuário e infelizmente ao chegar no Caps não existe médico e nem água. Os banheiros estão imundos porque não possuem água para limpar e quem precisa, como é meu caso, de uma guia para o INSS não consegue também porque não tem médico”, reclama Alex Lima que é morador do Luiz Alves e foi buscar atendimento para um primo.

Maria Helena Pereira Ceia, moradora do Eduardo Gomes, conta que foi ao local buscar atendimento para o filho. “Meu filho já foi internado várias vezes, ele tem distúrbio e estou aqui procurando um médico para pegar a medicação, mas não encontro nem médico e nem funcionários. Está tudo aqui abandonado e agora não sei o que vou fazer”, desabafa.

A paciente Ivana Rocha Silva que faz tratamento teme pela sua saúde. “Tenho medo de ter um distúrbio porque não consigo ser atendida. Estou precisando de medicamentos, mas não têm”, diz.

A reclamação também é do paciente, Nivaldo Ferreira Santos. “O que fazer quando não conseguimos ser atendidos? Esse mês já estive aqui por várias vezes e sem sucesso. Falta água, falta medicamentos, falta médicos e funcionários. Uma consulta particular custa R$ 100 e ninguém pode pagar, fica muito caro”, denuncia.

O líder comunitário do Rosa Maria, Moshe Bem Shalom, lembra que tem procurado a direção do Caps, mas não consegue ter o problema solucionado. “Nós já procuramos várias vezes e estamos cobrando, mas nada é resolvido. Infelizmente a situação está piorando, são pessoas que podem surtar a qualquer momento”, fala.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de São Cristóvão, a informação inicial é que as faturas em atraso já estavam sendo pagas e que hoje,12, o atendimento seria normalizado. Internautas podem encaminhar vídeos e fotos por meio do (079) 21068000, Whatsapp (079) 98015059 ou jornalismo@infonet.com.br.

Por Kátia Susanna

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