Sacolas de medicamentos são jogadas fora em S. Cristóvão

As sacolas estavam dentro da Secretaria da Saúde (Fotos: Portal Infonet)

Usuária garante que tinham médicamentos controlados que estão em falta nos postos

Em São Cristóvão a equipe do Portal Infonet flagrou o momento em que dezenas de sacolas de medicamentos eram descartadas. O fato ocorreu dentro do prédio da Secretaria de Saúde do Município quando a equipe procurava o secretário para uma matéria.

Ao entrar na secretaria a nossa equipe foi alertada por uma usuária que estava a porta indignada com o descarte."Aqui nessa cidade todos os dias você procura os postos de saúde e faltam remédios, aí você encontra uma cena como essa e não sabe o que está ocorrendo. O secretário tem que explicar porque tantos remédios estão sendo jogados", questiona a usuária que prefere não ser identificada. Um funcionário que não será identificado afirmou que a medicação estava fora da validade e que estava sendo retirada do prédio para o descarte.

A informação de uma testemunha que não será identificada é que entre as medicações há remédios controlados e que estão em falta nos postos de saúde do município.

Procuramos o secretário da saúde para esclarecer a origem da medicação, a forma de armazenamento e os valores gastos com os medicamentos que estavam sendo jogados fora, mas uma funcionária disse apenas que o secretário não estava. O Portal deixou um telefone de contato.

Prefeitura

“Os medicamentos vencidos precisam ser recolhidos das UBS (Unidades Básicas de Saúde), e tem que ser incinerados conforme a legislação. E a municipalidade ao contratar através de processo licitatório uma empresa especializada nos serviços recolheu tais medicamentos em todas as nossas UBS para assim seguir os preceitos legais. A Secretaria está em curso de mais um certame licitatório para aquisição de nova remessa de medicamentos, já que o anterior se deu fracassado por falta de cotação, por parte dos participantes, que relataram que a média dos preços estava abaixo dos valores de mercado, fato este que prejudicou a oferta de tais medicações aos cidadãos”, complementa o secretário de Saúde, Julio Cesar.

Confira o vídeo

* A matéria foi alterada às 16h31 do dia 14/09 para acréscimo da nota da Prefeitura

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais