Ação no HU realiza testes rápidos para detectar DSTs

Ação é iniciativa da Liga Acadêmica de Sexualidade e DSTs (Foto: EBSERH)

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estão sendo realizados nesta terça-feira, 18, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). A ação é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Sexualidade e DSTs da UFS, conforme explica a coordenadora da Liga, Lígia Lemos, que é também chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Tecnológico do HU-UFS.

“Estamos atendendo hoje alunos, pacientes, acompanhantes, servidores do HU e moradores da comunidade. Nosso objetivo é aumentar o conhecimento dessas pessoas sobre as doenças e facilitar o acesso aos testes”, declarou.

De acordo com ela, que é também professora do departamento de Enfermagem da UFS, as pessoas que tiverem detecção de HIV são encaminhadas para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), as que tiverem diagnóstico de sífilis são encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde, já aquelas com Hepatites B e C serão atendidas no próprio HU.

“Quem chega para fazer o teste recebe um aconselhamento, no qual são dadas informações sobre as doenças e sobre a realização dos quatro testes: HIV, sífilis e hepatites B e C. Após o exame, ocorre o pós-aconselhamento, quando as pessoas são orientadas sobre como proceder depois dos resultados”, explicou.

Participação

Os colaboradores do HU-UFS aproveitaram a oportunidade para fazer os exames. Um deles foi o técnico em Segurança do Trabalho, Jorão Rodrigues. “É muito importante conhecer o diagnóstico, tendo em vista saber do seu estado de saúde, evitar possíveis agravos e, se for o caso, proceder ao tratamento, para que se tenha uma melhor qualidade de vida, evitando, inclusive, problemas psicológicos”, comentou.

A assistente administrativa Nassila Nascimento também se preocupou em passar pelos testes. “É muito importante termos conhecimento sobre a nossa saúde, até para prevenir a transmissão de doenças para terceiros e fazer um tratamento, se necessário”, disse.
Os exames acontecem durante toda a manhã, com a colaboração de estudantes voluntários da área da Saúde.

Fonte: EBSERH

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais