Enfermeiros e agentes de saúde fazem paralisação

Ato aconteceu na manhã dessa segunda-feira,12, na frente do Centro Administrativo (Foto: Portal Infonet)

Enfermeiros e agentes comunitários de saúde e combate às endemias estiveram reunidos em ato, desde as 7 horas da manhã dessa segunda-feira, 12, na frente do Centro Administrativo de Aracaju, situado no conjunto Costa e Silva. As categorias estão realizando uma paralisação de 24 horas.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, Shirley Morales, a paralisação por 24 horas está mantida. “Os serviços de Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiro só voltarão amanhã, sendo que os enfermeiros vão trabalhar, mantendo seu contingente de 50% nas unidades de Urgência e Emergência e nos demais setores em torno de 30%”, comentou.

A equipe foi recebida pelos secretários de Governo, Carlos Caué, de Planejamento, Augusto Fábio, de Saúde, André Sotero, além do secretário adjunto Elton Coelho.

Shirley informou que durante a reunião com os secretários, foi pedido um novo prazo.  “Eles pediram mais uma prazo terça-feira, 20, para que possam apresentar uma contra proposta. Na oportunidade eles irão apresentar alguns dados. Essa reunião está marcada para as 9 horas do dia 20”, comentou.

Segundo a presidente do sindicato, ainda na tarde do dia 20, a categoria irá fazer uma assembleia para apresentar a possível proposta da prefeitura. “Independente dessa conversa, já deliberamos a greve para o próximo dia 21 de junho. Esperamos que essa que essa situação possa se resolver na próxima reunião. Após a assembleia, decidiremos se aceitamos a proposta ou se manteremos a greve por tempo indeterminado”, explicou.

A presidente ainda fez questão de ressaltar que a comissão foi recebida após passar por constrangimento na frente do Centro administrativo. “Quero frisar que os sindicalistas foram barrados na porta do Centro Administrativo, por alguns agentes da Guarda Municipal. Nosso intuito era formar uma comissão para conversar com alguns dos secretários e passamos por esse constrangimento. O secretário nos pediu desculpas, mas iremos mandar uma nota de repúdio”, comentou.

Prefeitura

O secretário Adjunto, Elton Coelho confirmou a reunião para próximo dia 20 de junho. “Essa nova reunião terá a presença do secretário de Finanças, Jeferson Passos, para que ele possa fazer uma explanação da situação financeira da prefeitura, mostrando dados. E para que possamos conversar a respeito desse reajuste que eles estão pleiteando, que é da ordem de 20%”, explicou.

Entre as pautas de reivindicação, está a recomposição salarial.  A data base era em abril. O percentual pleiteado pelas categorias da saúde municipal foi de 20,5%.

Por Alcione Martins

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais