Casa de Apoio “O Bom Samaritano” pode fechar as portas

Almir Santana, da SES, durante capacitação de funcionários da casa (Foto: arquivo/SES)

A Casa de Apoio 'O Bom Samaritano' , que fica na Avenida Maranhão, no bairro 18 do Forte, corre o risco de fechar as portas e causar desassistência à diversas pessoas soro positivas ou em situação de vulnerabilidade social. A casa passa por dificuldade porque desde maio não recebe os recursos oriundos de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde.

O Centro de Integração Raio de Sol assumiu a casa em setembro de 2016. Desde então, a casa manteve suas atividades graças à parcerias e ao convênio firmado com a SES. Em abril, esse convênio expirou e de lá para cá, a direção luta para que haja a renovação.

“Os recursos chegaram a ser repassados entre os meses de novembro e abril, mas desde fevereiro, nós já havíamos pedido a renovação do convênio, mas tivemos o silêncio como resposta. Em maio, quando já não estávamos mais recebendo o recurso, fui à SES várias vezes e consegui encontrar o secretário de saúde que me disse que o pedido estava em análise”, explica a diretora do Raio de Sol, Carolyn Carvalho.

Atualmente, a Casa de Apoio se mantém com doações e recursos do Raio de Sol. “Estamos usando recursos nossos que seriam usados para o apoio a pessoas com deficiência. Fora isso, a única ajuda externa que contamos vem de doações e das famílias dos assistidos. Mesmo assim, esse total não é suficiente para as despesas da casa”, lamenta a diretora ao destacar que faltam recursos para pagar funcionários e fazer a compra de alimentos complementares, material de limpeza e fraldas.

Carolyn revela que a direção da casa vai aguardar até o dia 12 de julho para decidir sobre o encerramento das atividades. Neste dia, acontece uma reunião no Ministério Público do Estado (MPE) para discutir a situação da casa. Caso não haja uma solução, o Raio de Sol vai iniciar o plano de remoção dos nove assistidos, dos quais três são acamados, e também daqueles que usufruem dos serviços da casa.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a existência do pedido de renovação do convênio e destacou que a solicitação ainda está em análise.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais