Exposição sobre Carvalho Déda será lançada segunda-feira em Simão Dias

Exposição será aberta no Memorial de Simão Dias
Na próxima segunda-feira, 2, às 19 horas, será aberta no Memorial de Simão Dias, a exposição ‘O Mundo de Carvalho Déda – 110 anos de nascimento e 40 anos de morte’. Durante a abertura da exposição será lançado um kit contendo quatro livros, um DVD e um CD-ROM.

Entre as obras estão a 3ª edição do livro ‘Brefáias & Burundangas do Folclore Sergipano’; a 2ª edição de ‘Simão Dias – Fragmentos de sua história’; e o inédito ‘Formigas de Asas’. Além dos três livros escritos por Carvalho Déda, também será lançada a coletânea ‘Carvalho Déda: vida e obra’.

A confecção do material foi patrocinada pelo Banese e pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Funcaju. A organização e os textos são de Luiz Antônio Barreto e o curador do material e da exposição é o professor-doutor Jorge Carvalho do Nascimento.

Vida

José de Carvalho Déda nasceu em 10 de dezembro de 1898, no município baiano de Patrocínio de Coité, hoje chamado Paripiranga. Mudou-se para Simão Dias e sob a influência do parente e amigo, o jurista Antônio Manoel de Carvalho Neto, exerceu advocacia como provisionado (rábula) por mais de quatro décadas. Na mesma cidade, foi vereador, prefeito e elegeu-se deputado estadual por três mandatos seguidos (1947-1958) onde escreveu o regimento da Casa.

Também foi autor do projeto que concedeu a emancipação política de Poço Verde. Em setembro de 1946, Carvalho Déda lançou o jornal ‘A Semana’ em Simão Dias. Carvalho Déda além de jurista, foi político, jornalista, escritor e xilogravurista.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais