“Aracaju de Tototó” faz parte do calendário de comemorações de Aracaju

Barcos chegando ao local de embarque
Após sete anos, o passeio de pequenos barcos, conhecidos como tototós, pelo rio Sergipe, entrou para o calendário das comemorações do aniversário de Aracaju. Chamado de “Aracaju de Tototó” o evento reuniu na tarde dessa quarta-feira, 17, centenas de pessoas.

“É prazeroso olhar para esse evento e perceber o quanto ele está crescendo. O nosso maior interesse é mostrar o Rio Sergipe para que as pessoas possam perceber a degradação do rio e se conscientizar de que é preciso preservar e cuidar melhor do meio ambiente”, ressaltou o jornalista e idealizador do evento Osmário Santos.

Aracaju de tó tó tó faz parte oficialmete do calendário sergipano

A barqueata seguiu pelo rio Sergipe, até a ponte que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros e retornou ao ponto de partida, o pier do conjunto Inácio Barbosa. Antes da saída dos pequenos barcos, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou o projeto que oficializa o evento, como parte do calendário sergipano.

“É um presente para o povo sergipano, pois esse evento chama a atenção para as questões ambientais e mobiliza a comunidade no sentido de cuidar melhor das nossas águas”, comentou Edvaldo Nogueira.

O prefeito que assinou o projeto idealizado pela vereadora Miriam Ribeiro, ressaltou também que o “Aracaju de Tototó”é uma conquista histórica. “Osmário está de parabéns, pois foi o grande idealizador do evento. Mas não posso deixar de dizer que essa é uma grande vitória do povo, que aceitou e abraçou a idéia”, ressaltou.

Barcos levam sergipanos para um passeio no rio
Para a vereadora Miriam Ribeiro, a inclusão do evento no calendário valoriza a idéia principal do “Aracaju de Tototó”. “Para nós que tivemos o privilégio de tomar a iniciativa do projeto é uma felicidade perceber que muita gente se preocupa e valoriza a natureza. Osmário pensou e pensa na preservação dos nossos rios, então eu não podia deixar de apoiar essa idéia”, ressaltou a vereadora.

Quem também apóia o projeto é a deputada Ana Lúcia que ressaltou a nessecidade de observar a degradação do rio. “É impossível não observar nesse passeio como o nosso rio está degradado e acho que Osmário, como grande defensor dos rios, não poderia ter buscado idéia melhor para alertar e sensibilizar a população da responsabilidade que todos nós temos com a natureza”, pontuou a deputada.

Conscientização

José Luciene relembra os velhos tempo
O aposentado José Luciene de Oliveira, de 65 anos,também ressaltou a importância do passeio. “Eu acho tão interessante esse passeio pelo rio porque nos faz lembrar de uma época atrás, onde essas e outras embarcações eram o meio de transporte de muita gente”, relembrou José.

O aposentado também pontuou que todos têm responsabilidades com o meio ambiente. “Não temos só que esperar que os políticos façam alguma coisa, nós também temos que cuidar dos rios, pois a água é vida e todos nós queremos viver”, comentou José luciente.

Moradores da Barra dos Coqueiros também compareceram ao local do evento na tentativa de participar do passeio. “ Trouxe minha família toda para comemorar o aniversário de Aracaju e conhecer esse passeio de tototó. Antes da construção da ponte esse sempre foi um dos transportes que usávamos para chegar até Aracaju”, comentou Mauro Oiveira.

No local de partida, no bairro Inácio Barbosa, também foi montado um palco onde após a chegada das embarcações a Orquestra Sanfônica de Aracaju realizou uma apresentação. E as comemorações do Aniversário de Aracaju seguem logo mais com os shows de Zeca Pagodinho, Calcinha Preta e Chico Queiroga e Antonio Rogerio.

Por Alcione Martins e Carla Sousa 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais