Inscrições abertas para oficinas da Semana Sergipana de Dança

Com o objetivo de fomentar as produções de dança no Estado, e democratizar o acesso da população à arte, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove, entre os dias 18 e 22 de maio, a quinta edição da Semana Sergipana de Dança. O evento terá quatro oficinas práticas que ocorrerão antes, durante e após a sua realização, e serão ministradas por companhias da capital – que fazem parte do Fórum Unificado.

Os interessados em participar das oficinas já podem se inscrever no Teatro Tobias Barreto (TTB) de segunda a sexta-feira, das 08h ao meio-dia. Cada inscrito deverá assinar a lista do curso pretendido e preencher o cadastro, que será fornecido no local, podendo matricular-se em mais de uma oficina. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia de cada oficina respeitando o limite de 30 vagas por turma. 

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a iniciativa dialoga com um dos eixos que norteiam a atual política cultural de Sergipe: capacitação dos agentes culturais. “A dança é uma das mais belas expressões culturais e, assim como fazemos com as demais linguagens da nossa cultura, buscamos valorizar ações que enalteçam essa arte. As oficinas serão ministradas por pessoas qualificadas e que foram convidadas a partir da sugestão de nomes feita por profissionais sergipanos, assim, a a programação acadêmica da Semana Sergipana de Dança reflete nosso constante diálogo com os segmentos e a nossa preocupação com o apriimoramenrto estético dos nossos artistas”, destacou a gestora.

A maratona cultural é realizada pela Secult, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro, Sated-SE e CBDD-SE, com apoio do Banco do Nordeste e da Fundação Aperipê.

Propostas e datas das quatro oficinas
Mayra Magno Cia. de Dança

Tem como objetivo apresentar ao público a Dabka, palavra onomatopéica extraída do som gerado ao se bater os pés no chão. A Dabka é a dança mais popular de países como Líbano, Síria e Palestina, mas também é encontrada no Iraque, Egito, Kuait, Arábia Saudita, Jordânia ou qualquer outro país onde a cultura beduína esteja presente.

Dia: 01/05 (domingo)
Horário: 09h às 12h
Oficina: Dabke: dança popular libanesa
Companhia ContempoDança
A oficina que tem como nome ‘Improvisação, Som e Movimento’ trabalhará as possibilidades corporais através de estímulos sonoros e verbais, estimulando a criação e a interpretação de situações a partir de células sonoras e verbais.

Dia: 15/05 (domingo)
Horário: 09h às 12h
Oficina: Improvisação: som e movimento
Cubos Companhia de Dança
A oficina ‘Brincando com o corpo’ tenta resgatar de maneira lúdica os movimentos básicos do homem, que com o desenvolvimento e amadurecimento do corpo, vão se perdendo. Através de jogos e brincadeiras, os corpos vão descobrindo novos espaços e maneiras de ocupá-los, além de proporcionar a vivência de antigas e não tão antigas brincadeiras.

Dia: 29/05 (domingo)
Horário: 09h às 12h
Oficina: ‘Brincando com o Corpo’
Espaço Liso Cia. de Dança
A oficina trará um cronograma especial de aula com aquecimento, leituras textos-corporais, poesia dançada e música interior e a escrita no espaço – utilização da música para encontrar a sensação íntima da cena.

Dia: 05/06 (domingo)
Horário: 09h às 12h
Oficina: ‘Texto Corporal’

Fonte e Foto: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais