![]() |
Crianças fizeram a festa durante o evento (Foto: Ascom Curta-SE) |
Crianças e adolescentes lotaram salas de cinema no primeiro dia do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), que aconteceu nesta sexta-feira, 19. Em sua 10ª edição, o evento se estende até o dia 28, com a exibição de mais de 40 curtas e longas.
No primeiro dia do evento, além da mostra dos filmes, o festival contou com a participação das pedagogas cariocas Lílian Levi e Guti Fraga, e da jornalista Priscila Andrade, em um debate com os alunos das redes pública e privada. A programação acontece exclusivamente nas salas do Cinemark Jardins.
Segundo Dayse Rocha, produtora do Fici, a expectativa é que mais de 15 mil pessoas passem pelo festival até o dia 28. “Este evento já está marcado no calendário sergipano e brasileiro, e tanto pais quanto escolas já procuram fazer um agendamento para trazer as crianças para um dia diferente de recreação”, diz.
Dayse afirma ainda que o diferencial desta edição é a exibição de sessões 3D e a festa de abertura, que deverá acontecer neste sábado, 20.
|
Dayse Rocha, produtora do evento |
De acordo com a produtora, o evento tem o intuito de aliar educação e diversão. “O festival tem um caráter didático e pedagógico, e busca fazer a fusão entre cinema e escola. Inclusive existe um projeto chamado ‘A Tela na Sala de Aula’ inserido no festival, em que os educadores ilustram os conteúdos dados nas escolas através dos filmes”, explica.
Dayse prossegue dizendo que a concepção do evento envolve a preocupação com o crescimento do público. “As crianças que vieram nas outras edições já estão virando adolescentes, e temos sessões voltadas especificamente para esse público, a exemplo da ‘Novos Jovens’”, diz.
Para a pequena Maria Alice Souza, 10, o festival é um jeito diferente de aprender. “Gostei muito do filme, e acho importante que a escola faça essas programações por que nós temos experiências novas”, diz a menina, que é aluna do 5º ano.
A programação da 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil segue em dez cidades brasileiras, e em Aracaju os ingressos custam o valor único de R$ 7.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B