|
Até este domingo, 20, estará acontecendo em Aracaju, o II Cantaju – Festival Nacional de Música Coral que reúne 26 grupos de coral do país. O evento que tem caráter amistoso, objetiva incentivar e fortalecer o movimento coral brasileiro. Neste sábado pela manhã, 19, ocorreu uma apresentação paralela do festival na Rua do Turista.
Segundo o coordenador do festival, José Messias do Nascimento, este ano estão participando 19 corais sergipanos e sete de outros estados. “Essa é uma grande mostra da música do coral. Temos a oportunidade de presenciar vários grupos e maestros do Brasil”, enfatizou. Para ele, cada ano aumentam o número de corais inscritos no evento, fortalecendo assim os grupos.
Para a integrante do Coral GEAP, Creuza Fonseca, é gratificante poder participar deste evento. "Participo todos os anos e cada ano me surpreendo com a qualidade dos grupos. Canto há dois anos e a experiência também conta muito nesta atividade, por isso estou aqui, cantando e aprendendo”, disse.
“Estava passando quando escutei o coral. Gosto muito de música de coral e acompanhei as outras edições”, disse Ivonete Menezes. “Irei hoje ao Teatro Tobias Barreto assistir a programação oficial”, comentou admirada.
O festival tem entrada gratuita e é realizado pela JM Produções Artísticas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, com apoio do Instituto Luciano Barreto Júnior, Sesc e Instituto Federal de Sergipe. O público estimado é de 800 a 1000 pessoas por apresentação.
Por Geilson Santos e Kátia Susanna