Multidão prestigia Rei e Rainha do Cacumbi em Japaratuba

Rei e Rainha do Cacumbi (Fotos:
Diego Sansi/ Secom/PMJ)

Os tambores já estavam preparados. Os apitos, completamente afinados. O colorido das vestes acenava para o início de uma tradição, que vem sendo transmitida de geração para geração em Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano. Era a coroação do Rei e da Rainha do Cacumbi, realizada na manhã deste domingo, 5, durante as festividades alusivas a Santos Reis e São Benedito.
 
Logo cedo, às 8h, grupos que representam a cultura da cidade e regiões circunvizinhas, como o Cacumbi, o Reisado, Pastoril, Maculelê, Maracatu e Chegança, tomaram as ruas do município para fazer o acompanhamento das majestades, cumprindo as reminiscências de Japaratuba.

A reunião dos representantes da cultura popular aconteceu na Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura, onde foi servido o café da manhã, ofertado pela Prefeitura. De lá, os grupos seguiram pela Avenida Otávio Accioli Sobral em direção a Igreja Matriz, atraindo olhares de moradores e diversos turistas que ocupavam as calçadas para assistir ao espetáculo de dança e música folclórica.

Festividades ocorreram na manhã deste domingo, 5

Quem fazia parte da apresentação, além de receber as energias positivas do público, exalava felicidade pelar ruas de Japaratuba. Maria Luiza Gomes, escolhida para ser a rainha do Cacumbi 2014, é um exemplo. Carismática, ela distribuía sorrisos e acenos para os espectadores durante o percurso, demonstrando ainda emoção por assumir o posto almejado por muitos japaratubenses.

“Recebi o convite do ex-prefeito padre Geraldo. Na hora, fiquei em êxtase, afinal, em toda a minha vida, nunca imaginei que um dia pudesse ser escolhida Rainha do Cacumbi. Aceitei o convite sem pensar duas vezes. Logo depois, fui convidar seu João Batista para ser o rei e já iniciamos os processos de preparação. É um momento ímpar. Jamais esquecerei”, disse Maria Luiza, emocionada.

Quem também estava radiante com o cortejo foi a filha da rainha eleita, Vanessa Gomes. “Hoje moro no Rio de Janeiro, mas quando pequena, acompanhava de perto a coroação do rei e da rainha. Quem poderia imaginar que minha mãe um dia estaria representando a cultura da cidade em que nasci. É um grande orgulho para mim, que vim especialmente para vivenciar este momento, e para meus irmãos, que não puderam comparecer por causa do trabalho”, salientou a jovem.

Festa alusiva à Santos Reis e São Benedito

Presença

Com o término da celebração, o prefeito Hélio Sobral e seus acompanhantes seguiram para o palco, localizado em frente à Igreja Matriz, para laurear o Rei e da Rainha do Cacumbi. Convidado a oficializar a coroação, Hélio Sobral, enfatizou que a homenagem aos representantes maiores do Cacumbi, é de grande relevância para o município.

“É uma homenagem aos irmãos, vindos da África, que viveram por muitos anos como escravos. É a identidade de um povo, dos japaratubenses. Por isso, temos imenso prazer em realizar esta festa que expressa tanto a cultura da nossa cidade. Tenho o dever de estimular os grupos folclóricos. Dessa forma, sempre estaremos dando incentivos, como a subvenção de R$ 115 mil, para que eles se mantenham e se organizem. Agradeço a presença de todos e sejam sempre bem-vindos a terra da cultura popular”, destacou o prefeito.

A secretária de Estado da Cultura, Heloísa Galdino, também coroou os representantes maiores do Cacumbi. Na oportunidade, ela destacou o simbolismo da Festa de Santos Reis, realizada em Japaratuba, para Sergipe. “Trago a mensagem de celebração do governador, afinal, Japaratuba é uma das principais representantes da festa de Santos Reis. Apesar do festejo ser celebrado em outros municípios, esta é sem dúvida uma das mais significativas. A gente olha e enxerga a tradição mantida em cada apresentação dos grupos folclóricos. Os sergipanos conseguem reconhecer suas raízes culturais neste evento. Vida longa às tradições e cultura sergipana”, enalteceu a secretária.

Procissão

A festa religiosa alusiva a Santos Reis e São Benedito não para por aí. Às 16h, acontece a procissão pelas principais vias da cidade, com a imagem dos santos. No acompanhamento, Rei, Rainha do Cacumbi e seus secretários estarão à frente, conduzindo fiéis e participantes do evento, ao lado do pároco de Japaratuba, Manoel Luiz. As comemorações se encerram com a benção do santíssimo em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde.

Com informações da PMJ

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais