Dia de Santos Reis é sinônimo de festa entre católicos

Festa de Santos Reis é realizada intensamente (Fotos: Fabiana Costa/Secult)

O festejo de origem portuguesa, também conhecido como ‘Folia de Reis’, se consolida como comemoração do culto católico do Natal, de caráter profano-religioso. O evento está inserido no ciclo natalino entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro e é caracterizado pelo nascimento de Jesus, cujas comemorações populares já começaram a fazer parte do calendário cultural de municípios sergipanos, como Japaratuba.

De acordo com José Passos, diácono da Paróquia São Pio X, no bairro 18 do Forte, os rituais festivos que envolvem o Dia de Santos Reis não contemplam amplamente as paróquias situadas em Aracaju.

“As festividades são mais comuns em municípios, como Japaratuba, Laranjeiras e Nossa Senhora da Glória. A questão mística presente na festa, por sua vez, está relacionada aos presentes dedicados pelos três reis magos, denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, cuja simbologia nos remete à idéia de que a igreja é para todos, já que Cristo veio para toda a humanidade e assim foi recepcionado com os presentes mais valiosos”, explicou o diácono.

Segundo Passos, em virtude de ser o dia de maior fluxo de fieis participantes das atividades religiosas, as igrejas católicas celebraram o Dia de Santos Reis no último domingo, 5. “É o momento em que centenas de cidadãos têm a oportunidade de levar presentes até a igreja, como forma de encerrar o ciclo natalino. Trata-se de um momento de interiorização da felicidade em função da chegada do salvador ao mundo, sendo este o maior presente a ser compartilhado pelos participantes”, acrescentou.

Misticismo religioso e apresentações de grupos folclóricos caracterizam a festa

Tradicionalismo

A tradição da ‘Folia de Reis’ chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização. Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica, com doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências. Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, cerca do ano de 1534, trazido pelos Jesuítas, e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica.

Retirada das árvores

A desmontagem das árvores confeccionadas com motivos natalinos se dá no Dia de Santos Reis, 6 de janeiro. Segundo a liturgia católica, no ocidente, o dia 25 de dezembro é dedicado à celebração do nascimento de Cristo, cuja comemoração é finalizada em 6 de janeiro, data em que, no oriente, a igreja ortodoxa celebra o dia da epifania, ou seja, da manifestação divina.

No município de Japaratuba, onde dezenas de pessoas se dirigiram à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, nesse domingo, 5, a representatividade da cultura popular local foi intensa durante as festividades alusivas a Santos Reis e São Benedito.

Na ocasião, a dinâmica dos grupos culturais, entre eles Guerreiro Treme-Terra, Guerreiras do Maculelê, Pastoril de Forges, Quilombolas de Japaratuba, Banda de Pífano, Chegança e Cacumbi do Mestre Nêgo, foi intensa. Aos poucos, eles ocuparam as ruas do município para realizar o acompanhamento das majestades, que seguiram pela Avenida Otávio Accioli Sobral. O evento, que também inclui procissão com as figuras do Rei e da Rainha do Cacumbi, preconiza a Festa das Cabacinhas, que acontece entre os dias 9 e 12 de janeiro, e o XII Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, iniciado nesse domingo, 5, e finalizado no próximo dia 9.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais