Exposição no Cultart resgata cultura dos altares

A exposição 13 Noites com Antônio é realizada há 15 anos (Fotos: Portal Infonet)

Dezenas de pessoas estiveram no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS) para a abertura da exposição ‘13 noites com Antônio’. Realizada há 15 anos, a mostra reúne 13 altares preparados por diversas instituições em homenagem ao santo cujo dia é 13 de junho.

A exposição foi criada em Salvador e trazida a Sergipe pelo professor Otávio Ferreira.  É através das mãos dele que o evento toma forma e todos os anos encanta sergipanos e turistas. “Essa exposição nasceu em Salvador comigo e dois professores na época em que trabalhei na Escola de Belas Artes da UFBA. Eu trouxe a ideia para cá, mas aqui já existia nas famílias o costume de construir altares dentro de suas casas e de comemorar o Santo Antônio, o São João e são Pedro, um momento de oração e diversão. Então, faço este evento com o objetivo de resgatar a cultura dos artes e disseminar o ensino das artes”, relembra.

Otávio Ferreira é um dos criadores do evento

Os altares expostos nos eventos foram montados por artistas plásticos, integrantes da Secretaria de Estado da Cultural (Secult), Centro de Apoio Psicopedagógico aos Cegos, decoradores, museólogos, professores de design, entre outros profissionais.

O evento também tem espaço para ao artesanato. Quem vai ao local pode prestigiar os altares e também os stands com diversos produtos feitos por artesãos de Sergipe. “A cada ano a gente amplia e dá oportunidade para quem trabalha com artesanato poder mostrar mostra e vender o seu produto”, comenta.

Um dos expositores é Gilvânia Pereira, da Fabrique Cravo e Canela. Em seu stand, capelinhas, porta chaveiros, tecidos em batik (técnica de pintura com cera e parafina derretida) e peças com estampadas artesanais. “Este é o segundo ano que eu participo da exposição. Para mim é muito importante porque meu trabalho envolve imagens católicas e todas as coisas ligadas à nossa origem nordestina. Algo que tem a ver com este evento”, comenta.

Gilvânia está comercializando peças no local

A abertura da exposição 13 Noites com Antônio contou com procissão, festival de performance e Merenda de Santo Antônio, quando são servidos arroz doce, mungunzá, bolo e refrigerante. O evento é beneficente. Quem visitar a exposição deverão levar 1 kg de alimento. A arredacação será destinadas às pessoas pobres.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais