Cortejo de Santa Bárbara promove sincretismo religioso

Cortejo sairá da sede da Associação Luz no Oriente, no bairro Industrial (Foto ilustrativa: Arquivo POrtal Infonet)

No próximo domingo, 04 de dezembro, acontece a 8a. edição do “Cortejo de Santa Bárbara: Prova de Fogo”, uma manifestação cultural e religiosa, realizada anualmente como forma de celebrar o sincretismo religioso e promover o encontro ecumênico entre católicos e praticantes de religiões de matriz africana.

Em outubro deste ano, o cortejo passou a fazer parte do Calendário Oficial Cultural do Estado de Sergipe, por meio da Lei 8.146, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia.

Acompanhado pelo grupo percussivo e de Dança Afro da Associação Luz do Oriente, o cortejo terá início às 9h. A concentração será na sede da Associação Luz do Oriente, localizada na Rua Marcelino Procópio da Silva, 306, no Bairro Industrial, próximo ao Parque da Cidade. A caminhada segue pelo Mercado Central de Aracaju e se encerra em frente a sede do Corpo de Bombeiros de Sergipe, na Rua Siriri, 762, Centro.

Além do caráter religioso, o tradicional cortejo tem o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de se promover a liberdade de credos e o respeito às religiões de matriz africana. A realização é da Associação Luz do Oriente junto com o “Ilê Yátassytaoo Ifá Enibalé”.

Santa Bárbara e Iansã

No sincretismo religioso, Santa Bárbara é a Orixá Iansã, cultuada nas religiões de matriz africana. Considerada a Orixá dos ventos, dos raios e tempestades, Iansã também comanda os espírito dos mortos. Já para a população de origem católica, Santa Bárbara é a padroeira dos bombeiros e dos feirantes.

Fonte: Ascom Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais