|
Motorista deve estar atento à problemas mecânicos em decorrência do calor / (Foto: Portal Infonet) |
Em época de altas temperaturas, também é preciso ficar alerta para os cuidados com o carro. Ao circular pelas ruas e até mesmo quando estacionados, os veículos ficam expostos ao sol, o que pode causar problemas e comprometer o bom funcionamento.
Para saber como cuidar do automóvel no Verão, o Portal Infonet conversou com Álvaro Marques, mecânico há 13 anos que deu algumas dicas sobre as partes que exigem mais atenção.
Mecânica
Em dias quentes, verificar o nível de água e o indicador de temperatura do motor é fundamental para que não aconteçam problemas graves. Alguns carros têm apenas um sinal luminoso para informar se o motor está muito quente e, nesse caso, é necessário parar o veículo e desligá-lo rapidamente para evitar danos no cabeçote ou juntas do motor e outras coisas.
Ar-Condicionado
Sobre o ar condicionado é importante trocar o filtro anti-pólen, que é responsável por boa parte do ar que respiramos dentro do carro. Outra dica: quando o carro estiver fechado e exposto ao sol, sempre que entrar no automóvel, baixar as janelas primeiro para que o ar circule.
Temperatura interna
Colocar películas nos vidros ou revestimento fumê ajudam a diminuir a temperatura interna do carro, assim como o 'quebra sol.
Sujeira
Ter o carro higienizado sempre é importante, pois o acúmulo de poeira suja o filtro e, consequentemente, prejudica a respiração, podendo causar viroses ou ataque alérgicos. É preciso uma higienização interna, aspiração, lavagem de bancos, forro de teto e de portas.
|
Exposição ao sol pode causar 'pintura queimada' / (Foto: Portal Infonet) |
Pintura
Você pode cuidar da pintura fazendo polimentos revitalizantes, espelhamento ou vitrificação, apesar da pintura de fábrica sair com um verniz de boa qualidade. A função deste serviço é criar uma película protetora da pintura do carro, além de, em muitos casos, realçar o brilho de fábrica. Sem estes serviços, pode acontecer a ‘pintura queimada’, em decorrência da exposição ao sol.
Pneus
A alta temperatura do atrito da borracha contra o solo é bastante intenso. Assim, é necessário ter atenção para manter os pneus sempre calibrados e verificá-los ao menos uma vez por semana. Para saber a pressão correta, confira o que a montadora do seu carro recomenda, ou até mesmo um borracheiro. O ideal é tentar calibrar os pneus pela manhã, ou com pouco tempo de rodagem. Manter os pneus em dia ajuda na economia do consumo de combustível.
Por Victor Siqueira