Especialista ensina cuidados para os pés no verão

Hidratar, esfoliar e cortar as unhas são os primeiros passos para manter pés saudáveis (Fotos: Portal Infonet)

Com a chegada do verão, é comum que as pessoas usem rasteirinhas e sandálias mais abertas. Também é a época em que as praias e piscinas estão lotadas. Tudo isso faz com que os pés fiquem em evidência. Para exibir pés saudáveis, confira as dicas da podóloga Simone Matias.

Vale lembrar que apesar das dicas, o ideal é procurar um podólogo, profissional que irá passar as orientações específicas para cada paciente. 

Hidratação e esfoliação
“A pessoa deve hidratar os pés diariamente. Pode usar o hidratante comum, mas no caso de quem tem fissuras nos pés, o ideal é usar o creme comum no pé inteiro e aplicar na parte fissurada, um creme específico para o pé e que seja a base de uréia”, recomenda. Além da hidratação, também é preciso esfoliar ao pés uma vez por semana. “A esfoliação remove as células mortas responsáveis pelo ressecamento dos pés”, completa. A lixa de pés só pode ser usadas a cada 15 dias.

Cortar as unhas a cada 15 dias
“Com o clima quente, a proliferação de fungos é maior. Então, a dica é cortar as unhas a cada 15 dias, pois as pontas são portas de entrada para fungos’, aconselha.

Esmalte nas unhas
Não vale pintar as unhas e deixar o esmalte por várias semanas. O correto é uma vez por semana deixar as unhas sem esmalte para evitar o surgimento de fungos.

A podóloga Simone Matias explica como cuidar dos pés no dia-a-dia 

Enxugar bem os dedos
O ambiente úmido, quente e abafado é o cenário ideal para os fungos. Por isso, é essencial enxugar bem os dedos.

Atenção com os calçados
De acordo com Simone, determinados calçados machucam e causam fissuras nos pés. Não há proibições, mas a própria pessoa é quem deve observar qual tipo de calçado não fez bem ao seu pé e evitar usá-lo.

Nada de andar descalço
É proibido andar descalço, principalmente em praias, piscinas, banheiros compartilhados e vestiários. “É bom evitar andar descalço, pois quem tem a pele fina pode acabar com rachaduras nos pés. Ao andar descalço a pessoa pode pegar fungos e até chulé”, alerta a podóloga.

Evite repetir meias ou calçados
As meias devem ser de algodão, mas é proibido usá-las por mais de um dia. Já os calçados devem ser trocados a cada dois dias. Quem tem chulé não pode usar o calçado em dias seguidos. “Depois de usar, a pessoa pode colocar talco antisséptico no calçado e deixá-lo no sol”, conta a podóloga.

Escalda pés
Para relaxar a dica é o escalda-pés. Pegue uma bacia com água morna, misture sal grosso e óleo de alecrim, lavanda ou camomila. Coloque os pés dentro da bacia até a água esfriar.

Para quem passou muitas horas em pé, a recomendação é acrescentar uma bacia com gelo ao lado. São 10 minutos com os pés na água morna e de 3 a 5 minutos na água gelada. Depois disso é só colocar as pernas para cima. O escalda-pés é ótimo para quem retenção de líquidos e má circulação.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais