Médica fala sobre importância de boa respiração

Êxito de exercícios físicos dependem de respiração adequada (Foto: Arquivo Infonet)

A respiração leva oxigênio para os pulmões e para a corrente sanguínea, gerando energia para o corpo e nos mantendo vivos. Existem fatores que podem comprometer o processo, e isso pode prejudicar o estilo de vida e a saúde, principalmente se são praticados exercícios físicos. Para esclarecer os riscos e a necessidade de uma boa respiração, o Portal Infonet conversou com a otorrinolaringologista Patrícia Araújo. Confira a entrevista.

Portal Infonet – Como fazer para que a má respiração não comprometa o desempenho de exercícios físicos?
Patrícia Araújo –
Respirar bem pelo nariz é fundamental, porque durante a atividade física a gente consome muito oxigênio, e precisa que chegue aos pulmões na forma adequada, na frequência adequada.

Portal Infonet – O que pode atrapalhar?
PA –
A obstrução nasal é uma das queixas mais frequentes no consultório de um otorrinolaringologista. Ela pode ter várias causas, sendo funcionais ou anatômicas, causando dificuldade de respirar pelo nariz e faz com que quem sofre com isso respire pela boca.

Portal Infonet – Quais os principais problemas?
PA –
 Entre as causas funcionais, a rinite alérgica, que acomete todas a  fumaça e cigarros, pois tudo o que pode irritar o nariz piora a inflamação e obstrui cada vez mais. Além disso, tem a sinusite, pólipos nasais.

A causa anatômica mais frequente é o desvio de septo nasal. Muitas pessoas nascem com o desvio congênito, outras desenvolvem, e outras adquirem com traumas. O septo nasal é uma parede formada de osso, cartilagem e mucosa, que divide o nariz em duas fossas nasais. Essa estrutura teria que ser reta, dividindo as narinas em partes iguais. Quando está torto, causa uma resistência maior à respiração, causando não só problemas na prática esportiva, mas também compromete o sono, pode causar alterações nutricionais e fonoaudiológicas.

Portal Infonet – Qual a diferença entre as respirações nasal e bucal?
PA –
 O ar, quando respirado pela boca, não chega da mesma forma ao pulmão como quando vem pelo nariz. A respiração nasal leva o ar aquecido, filtrado, de melhor qualidade, com o oxigênio mais limpo. Com isso, se inspirar bem pelo nariz, a pessoa consegue um desempenho físico melhor, independente da atividade.

Otorrinolaringologista fala sobre cuidados com a respiração e comenta impacto nos exercícios (Foto: Portal Infonet)

Portal Infonet – O que uma respiração “inadequada” pode provocar no desempenho esportivo?
PA –
 Quem pratica exercícios precisa de uma respiração regular e constante, para que o oxigênio chegue no pulmão e vá para a corrente sanguínea, para ser utilizado como energia. Se a pessoa faz um treino extenuante sem conseguir respirar bem pelo nariz ou respirando pela boca, ela vai fadigar mais rápido, o músculo cansa rápido e impede que a pessoa alcance o nível de treino que almeja. Não só a alimentação influencia na capacidade de alcançar metas, mas também precisamos de oxigênio. A pessoa pode acabar passando mal e até desmaiando.

Portal Infonet – Como melhorar a respiração durante os exercícios físicos?
PA –
 Durante a atividade, uma forma boa de ajudar é se concentrar na respiração: inspirar pelo nariz e expirar pela boca. De maneira pausada e regular, ajuda bastante. Em casos de pessoas que sofrem com rinite, ela precisa ter o cuidado no cotidiano para evitar ambientes como mofo ou poeira.

É importante também a hidratação, tanto bebendo água, que ajuda na mucosa e faringe, quanto na hidratação do nariz, utilizando soro fisiológico, que às vezes vem em sprays. Podem ser utilizados sempre, já que não são medicamentos. Evitar usar descongestionantes nasais, que eventualmente provocam problemas cardíacos e outros efeitos colaterais.

Portal Infonet – Respirar pelo nariz e expirar pela boca seria a respiração ideal?
PA –
 No dia a dia, inconscientemente, em um minuto fazemos 12 respirações completas, apenas pelo nariz. Não precisamos nos preocupar em ficar soltando pela boca. Durante a atividade física, que requer mais oxigênio, acabamos respirando de forma mais lenta, pausada, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Isso faz com que a capacidade pulmonar melhore, retendo mais oxigênio e liberando mais gás carbônico.

Por Victor Siqueira e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais